F-E: Di Grassi fala sobre areia e pista escorregadia no TL1 em Diriyah
Em Diriyah, pilotos do Campeonato Mundial foram surpreendidos ao entrar na pista pela primeira vez

Já era esperado excesso de areia no traçado. Mas, mesmo assim, os pilotos foram surpreendidos. Situada no meio do deserto, a pista de rua de Diriyah se mostrou escorregadia demais nesta quinta-feira (25), durante o primeiro treino preparatório para a segunda e terceira etapas do Campeonato Mundial de Fórmula E, que acontece amanhã e sábado na Arábia Saudita.
“O nível de aderência foi muito baixo. Andamos bem mais lentos do que o potencial que tínhamos”, definiu o brasileiro Lucas Di Grassi, que inicia a temporada de retorno à equipe ABT Cupra, com a qual foi campeão em 2017.
“Conforme os carros passavam, a pista vinha melhorando, mas era pouco. Acho que deu pra ver que todo mundo escorregava de um lado pro outro”, comentou.
O melhor tempo do dia foi cinco segundos mais lento que a marca obtida no primeiro treino da etapa saudita da F-E em 2023. Nesta quinta-feira, o inglês Oliver Rowland, da equipe Nissan, foi o mais rápido com 1min15s400. O atual líder do campeonato, Pascal Wehrlein (Alemanha, equipe Porsche), foi o oitavo, também reclamando das condições de pista:
“Hoje não temos referência de praticamente nada. O que vai valer é amanhã”, observou. Para efeito de comparação, o mais rápido no primeiro treino de 2023 foi o também inglês Sam Bird, pela equipe Jaguar, que registrou 1min10s402.
Nesse cenário de incertezas, os brasileiros ainda têm a missão de desenvolver seus carros, que têm sido pouco competitivos. Lucas Di Grassi registrou o 18º tempo no treino de hoje, enquanto Sergio Sette Câmara (equipe ERT) foi a boa surpresa do dia, com a quinta marca.
A segunda e terceira etapas do Campeonato Mundial de Fórmula E possuem o mesmo cronograma. Tanto na sexta-feira, quanto no sábado, os pilotos disputarão o treino classificatório para o grid a partir das 9h20. Depois, às 14h, terá início a corrida.
DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN
Sai Barcelona, entra Madri: F1 muda DNA e pode perder GPs clássicos
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.