F-E estreia pit boost na Arábia Saudita e Di Grassi analisa sistema
Brasileiro terá que largar do fundo do grid depois de trocar o motor de seu carro, mas está confiante de que lutará por pontos
![Stoffel Vandoorne, Maserati MSG Racing](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/6AEWb8w6/s1000/stoffel-vandoorne-maserati-msg.jpg)
Stoffel Vandoorne, Maserati MSG Racing
Foto de: Andreas Beil
A Fórmula E retorna à pista neste fim de semana, durante a terceira e quarta etapas, na Arábia Saudita: a categoria competirá pela primeira vez no traçado de Jeddah Corniche e também introduzirá o pit boost.
A parada terá tecnologia de ponta para uma recarga rápida de baterias e já é esperada há algum tempo na competição. O sistema está sendo desenvolvido há alguns anos pelos projetistas da categoria e da FIA em colaboração com a Fortescue Future Industries – ex-Williams Advanced Engineering, braço tecnológico da equipe de Fórmula 1.
"Ao lado da tração integral (4x4) do novo carro que estreamos no ePrix de São Paulo em dezembro passado, esse pit stop é uma novidade que tem potencial para revolucionar a maneira como são disputadas as corridas", diz Lucas Di Grassi.
"A duração mínima total da parada é de 34 segundos, mas a recarga acontece em 30 segundos. Nesse curto período vamos adicionar dez por cento de potência extra à bateria, elevando a energia disponível ao equivalente a 1.000cv".
"Essa recarga vai mudar drasticamente o panorama das corridas: a estratégia, quanta energia pode-se consumir nas próximas voltas, como o piloto controlará a bateria e muitos outros parâmetros que pilotos e equipes têm que controlar durante uma corrida".
"Nessa prova, eu terei que largar de trás porque nossa equipe teve que trocar o motor do meu carro na etapa anterior, no México. De qualquer forma, os pit stops vão mexer com a disputa de uma forma ainda imprevisível e, no meio disso tudo, mesmo largando de trás, podemos tentar uma estratégia diferente para conquistar alguns pontos importantes", observou.
O pit boost será empregado apenas na corrida desta sexta-feira, válida pela terceira etapa da temporada. A prova do sábado, quarta etapa, será disputada no esquema tradicional. O pit boost deve ser empregado também em outras etapas da temporada.
"A corrida do sábado vai ser no esquema tradicional, que todos já conhecem e é muito emocionante, com várias ultrapassagens e brigas constantes. Nesta prova, vamos brigar por uma boa colocação no grid e depois vamos para cima em busca de pontos", diz o brasileiro.
CHRISTIAN FITTIPALDI como você NUNCA VIU: FAMÍLIA, momento da F1, Stock Car, NASCAR e muito mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
CHRISTIAN FITTIPALDI como você NUNCA VIU: FAMÍLIA, momento da F1, Stock Car, NASCAR e muito mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.