F-E: Lola-Yamaha anuncia separação da ABT no final da temporada 2025-26
Após adquirir a licença e desenvolver o motor com a Yamaha, a fabricante britânica criará uma estrutura própria em preparação para a Gen4
Lola e ABT se separarão no final da temporada 2025-26 da Fórmula E, encerrando uma colaboração iniciada há apenas um ano, mas que já tinha um caráter transitório. Quando a Lola decidiu entrar na categoria como fabricante de motores junto com a Yamaha, a prioridade era focar no desenvolvimento técnico, sem precisar assumir também a complexidade da gestão de uma equipe, que conta com o brasileiro Lucas di Grassi e Zane Maloney como dupla de pilotos.
Por isso, a escolha de confiar na ABT parecia a mais lógica: uma equipe com anos de experiência na categoria, capaz de garantir continuidade operacional e conhecimento do paddock, vinda do período com motor Mahindra e com uma estrutura já consolidada.
O modelo, aliás, é comum na F-E. Muitos fabricantes preferem apoiar-se em equipes existentes, como a DS com a Penske, aproveitando sua experiência para focar no desenvolvimento do trem de força. Outros, como Porsche ou Jaguar, optaram pelo caminho oposto, construindo uma estrutura interna completa e adquirindo a licença esportiva necessária para montar uma equipe própria.
Zane Maloney, Lola Yamaha ABT Formula E Team Lola-Yamaha T001 and Lucas di Grassi, Lola Yamaha ABT Formula E Team Lola-Yamaha T001
Foto di: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Até 2024, essa licença estava justamente nas mãos da ABT, sem a qual não teria sido possível participar do campeonato de monopostos elétricos nos primeiros dois anos da Gen3.
No entanto, no final de 2024, essa licença foi adquirida pela própria Lola, um sinal claro de suas intenções a longo prazo, de um investimento importante que indicava a vontade de se tornar um fabricante plenamente integrado na categoria, com uma equipe própria e uma presença estável visando a Gen4.
A confirmação definitiva chegou nesta manhã com um comunicado em que o chefe de equipe, Mark Preston, explicou a decisão de internalizar todas as atividades.
"Com o crescimento contínuo da empresa, o compromisso a longo prazo na Fórmula E e outros projetos a caminho, a Lola Cars decidiu consolidar as operações da Fórmula E dentro da nossa sede em Silverstone. Isso nos permitirá agilizar as atividades, aumentar as competências para projetos futuros e fomentar a inovação através do automobilismo", declarou.
Preston também reconheceu o papel da ABT na fase inicial do projeto: "A ABT foi nossa parceira ideal para operar a equipe na nossa entrada na série elétrica, graças à vasta experiência e competência técnica adquirida na Fórmula E. Agradecemos pelo trabalho e dedicação durante nossas duas primeiras temporadas e estamos ansiosos para continuar colaborando com eles até o final da Temporada 12".
Lucas di Grassi, Lola Yamaha ABT Formula E Team Lola-Yamaha T001
Foto di: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
A separação, portanto, nasce de uma evolução natural do projeto. A Lola agora tem a licença, possui um motor próprio, uma estrutura técnica em expansão e quer completar o quadro com uma equipe interna. Não seria surpreendente se alguns membros da atual estrutura da ABT migrassem para a nova Lola, replicando dinâmicas já vistas no passado.
Quando a Audi deixou a F-E no final da Gen2, vários técnicos da ABT/Audi encontraram espaço em outras equipes, levando consigo um valioso conhecimento. É um processo natural em um paddock que permanece relativamente compacto e interconectado.
Para a Lola, o futuro já está traçado: uma equipe própria, uma base operacional em Silverstone, um projeto técnico que mira a próxima geração de monopostos e um compromisso declarado a longo prazo.
Causos com GALVÃO, REGI, EVERALDO MARQUES, BURTI e cia: ALFREDO BOKEL diz TUDO dos jornalistas da F1
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários