Fórmula E confirma teste só para mulheres na pré-temporada de Valência
Equipes terão que colocar obrigatoriamente uma mulher no grid, mas são encorajadas a terem duas
A direção da Fórmula E confirmou oficialmente a realização de um texte exclusivo para mulheres pilotos na pré-temporada da categoria, marcada para este mês de outubro, em Valência.
A pré-temporada para o Mundial de carros elétricos começará no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, entre 4 e 7 de novembro, para todas as 11 equipes e 22 pilotos titulares do grid, sendo a única chance deles terem contato com o novo carro, o Gen3EVO, antes do ePrix de São Paulo em 7 de dezembro.
Embora a pré-temporada tenha quatro dias de duração, a sessão da tarde de quinta-feira, 7 de novembro, será exclusiva para mulheres pilotos, com as equipes obrigadas a ter pelo menos uma piloto, mas incentivadas a colocar duas nos Gen3EVO.
Em 2018, a categoria já havia feito um teste assim em Diriyah, e, embora as equipes ainda não tenham anunciado formalmente quais pilotos participarão, várias equipes já têm vínculos com mulheres. Isso inclui a tricampeã da W Series e piloto da Indy NXT, Jamie Chadwick, que corre com a Andretti e testou um dos carros da equipe na Indy esta semana. A britânica de 26 anos também teve a oportunidade de dirigir o Gen3EVO da F-E na última temporada, em Portland.
No início do ano, a campeã da F1 Academy, Marta García, participou do teste oficial de novatos em Berlim com a ERT, assim como Alice Powell na Envision.
Marta Garcia, Equipe ERT de Fórmula E
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Nos 10 anos de existência da F-E, apenas três mulheres disputaram alguma corrida, sendo todas na era do Gen1.
Katherine Legge fez duas participações com a Amlin Aguri em 2014, sem pontuar, assim como Michela Cerruti com a Trulli no mesmo ano.Já Simona de Silvestro fez uma temporada completa com a Andretti em 2016, tendo como melhor resultado dois nonos lugares.
Embora todos os pilotos possam experimentar o novo carro Gen3EVO na Espanha, o desenvolvimento do Gen4, que será usada a partir da temporada 2026/27, já está em andamento e acredita-se que incluirá a direção hidráulica - um sistema que não existe nos carros de F2 e F3 e que tem sido amplamente reconhecido como uma barreira para as pilotos mulheres.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse: "Sabemos que não há uma solução simples para uma maior diversidade no automobilismo. No entanto, se quisermos realmente dar às mulheres igualdade, oportunidade e visibilidade em nossa categoria, as condições para todas precisam ser as mesmas para ajudar em seu desenvolvimento e testá-las em relação às que já estão no grid de largada".
"Ao contrário de outras categorias em que as mulheres têm de usar maquinário antigo ou restrito, elas usarão o carro Gen3EVO de última geração, que acelera 30% mais rápido do que um carro de F1, exatamente como fazem os pilotos do campeonato. Também reconhecemos que um teste não resolverá o problema de longa data, mas temos que começar de algum lugar, sabendo que há um longo caminho a percorrer e garantindo que estamos tomando medidas proativas e consistentes que continuem a progredir".
"Como um esporte automobilístico com uma divisão quase igual de fãs do sexo masculino e feminino, assim como na F-E, incluindo minhas equipes Exec e Director, acreditamos que é justo que nossos pilotos e o ecossistema mais amplo sejam representativos daqueles que acompanham e apoiam o esporte".
ALBON EXCLUSIVO: Bortoleto na F1, Colapinto e Sainz, DEMISSÃO de Ricciardo, Williams '25 e STOCK CAR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.