Fórmula E modifica controverso formato de classificação
Categoria modificou sorteio de grupos, com formato a ser introduzido a partir da segunda corrida da rodada dupla de Hong Kong deste fim de semana
Equipes e pilotos pressionaram a direção da Fórmula E para alterar a forma de como os grupos dos treinos classificatórios são decididos para a temporada 2017/18.
Desde o campeonato inaugural, um sorteio era feito para dividir o grid de 20 pilotos em quatro grupos de cinco.
Alguns competidores e times criticaram isso, alegando desvantagens de quem corre no grupo de abertura em certas pistas, mas as equipes foram inicialmente informadas no mês passado que o sorteio seria mantido da mesma forma.
No entanto, a FIA disse às equipes nesta quinta-feira (30) em Hong Kong que os grupos serão decididos pela ordem do campeonato.
Isso manterá os rivais juntos e não garantirá uma influência significativa de variáveis, como mudança de clima.
Os cinco principais pilotos do campeonato formarão o Grupo A, com os que estão em 6º a 10º no Grupo B, o que estão em 11º a 15º no Grupo C e do 16º a 20º no Grupo D.
Um sorteio permanecerá, o da ordem dos quatro grupos.
Um piloto de cada grupo será selecionado aleatoriamente para realizar o sorteio que será mantido.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.