Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27
Novos carros serão os mais potentes da história da categoria, chegando próximo ao patamar atual da F2
A Fórmula E divulgou nesta quarta-feira (05) as primeiras imagens do Gen4, novo carro do Mundial, que será lançado na temporada 2026-27.
O Gen4 terá 600kW de potência, o que equivale a mais de 800hp. Essa é uma grande melhoria em relação às máquinas da geração anterior da Fórmula E, pois o Gen3 atingia apenas 350 kW (469 hp). O atual Gen3 Evo chega a 400kW (536hp) com a inclusão da tração nas quatro rodas, que o Gen4 manterá. O Gen4 superará seu antecessor mesmo no modo de corrida, quando sua potência máxima será de 450 kW (603 hp - muito próximo dos 620 hp da Fórmula 2).
No entanto, a tração nas quatro rodas estará disponível o tempo todo - atualmente, ela só pode ser usada durante os duelos na qualificação, largadas e modo ataque.
Fórmula E Gen4
Foto de: FIA Fórmula E
Em termos de aerodinâmica, o Gen4 apresenta uma configuração de alto downforce para a classificação e uma configuração de baixo downforce para a corrida; esta última reduz o arrasto e, portanto, o consumo de energia.
O comunicado de imprensa da Fórmula E destaca "o carro de corrida mais eficiente e sustentável do mundo: quase 100% de eficiência do motor, regenerando 40% de energia", enquanto "sua construção usa 100% de materiais recicláveis".
O acréscimo do diferencial ativo, além de outros recursos, significa que a F-E está classificando seu próximo carro como "mais relevante do que nunca para as estradas para os fabricantes e suas futuras inovações em veículos". Ainda assim, a categoria tem sofrido um êxodo ultimamente. Nos últimos cinco anos, Audi, BMW, Mercedes e sua sucessora, a McLaren, encerraram sua participação no campeonato mundial, que agora conta com 10 equipes, em comparação com as 12 de 2020-21.
Fórmula E Gen4
Foto de: FIA Fórmula E
"O Gen4 foi projetado para os pioneiros de amanhã", disse Alberto Longo, cofundador da Fórmula E e diretor do campeonato. "Os novos recursos técnicos, desde 600 kW de potência até a tração integral ativa, testarão nossos pilotos como nunca antes. É um carro construído para batalhas roda a roda e pura ação de corrida".
"Juntamente com a FIA, criamos o carro de F-E mais desafiador de se dominar e mal podemos esperar para ver as incríveis corridas que ele proporcionará aos fãs de todo o mundo".
Vincent Gaillardot, gerente técnico da FIA para a F-E, acrescentou: "O Gen4 é o monoposto de F-E mais avançado até hoje, com tecnologia de ponta que o torna o carro de corrida elétrico mais rápido e potente que os fãs já viram".
"Com os pilotos capazes de utilizar mais de 815 hp no Modo Ataque, além de tração integral permanente, aerodinâmica aprimorada e maior aderência dos pneus maiores, o Gen4 está no topo da pirâmide de monopostos da FIA e será um dos carros de corrida de mais alto desempenho em todo o mundo. Isso foi alcançado ao mesmo tempo em que reduzimos as restrições no maior número possível de recursos do sistema de controle, para fins de relevância na estrada, gerenciando cuidadosamente os custos e cumprindo todos os cronogramas de desenvolvimento".
A temporada 2025-26 da Fórmula E terá início com o ePrix de São Paulo em 6 de dezembro.
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.