McLaren oficializa saída da F-E no fim da temporada 2024-25 para se concentrar no WEC
Marca britânica encerrará sua associação de três anos com o campeonato de monopostos elétricos, enquanto se prepara para o Mundial de Endurance de 2027

A McLaren oficializou a sua saída da Fórmula E no final da atual temporada de 2024-25, após seu recente anúncio de que entraria na classe de hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2027.
A equipe britânica assumiu o lugar da Mercedes no início da era Gen3, introduzida na campanha de 2022-23, quando a marca alemã desistiu por ter optado por não se envolver com o projeto do trem de força de terceira geração depois de conquistar títulos consecutivos de pilotos com Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne.
A McLaren assumiu a entrada e se tornou uma entidade cliente, alinhando-se com a Nissan para assumir os trens de força da fabricante japonesa.
A equipe começou bem esta temporada, com o recém-chegado Taylor Barnard conquistando três pódios nas cinco primeiras etapas. Apesar de sua boa forma e do melhor desempenho do trem de força da Nissan, a McLaren optou por se retirar para se concentrar no sucesso de seu projeto de hipercarro.
"Estamos imensamente orgulhosos do que conquistamos na F-E e a série desempenha um papel fundamental no cenário geral do automobilismo", disse o CEO da McLaren, Zak Brown.
"Mas é o momento certo para explorar outras oportunidades que se alinham mais estreitamente com a direção estratégica geral da McLaren Racing - incluindo nossa entrada em 2027 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA".
"Por enquanto, estamos concentrados em preparar essa grande equipe para o sucesso futuro, trabalhando para garantir um novo proprietário. A equipe teve um início de ano forte e pretendemos terminar a temporada em alta. Gostaria de agradecer à equipe, à Fórmula E, aos nossos parceiros e aos nossos fãs pelo apoio contínuo".

Taylor Barnard, Equipe NEOM McLaren de Fórmula E, Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
O chefe de equipe, Ian James, que havia sido contratado pela Mercedes para liderar a equipe e, posteriormente, foi fundamental para concluir as negociações com a McLaren para garantir seu apoio, mais uma vez terá que procurar um comprador para a equipe.
"Tivemos uma jornada incrível até agora como equipe e estamos orgulhosos de nossas conquistas, e tivemos muita sorte de ser parte integrante da família McLaren Racing".
"Meus sinceros agradecimentos à empresa, aos nossos parceiros e a todos os nossos fãs, por sua confiança e apoio, que continuarão enquanto lutamos até o final do campeonato deste ano".
"Esta equipe é inigualável em termos de talento - talento que proporcionou enorme sucesso no passado e continuará a fazê-lo no futuro".
"Embora o capítulo da McLaren Racing chegue ao fim, reconhecemos o valor e o poder da Fórmula E como um campeonato mundial e uma plataforma para mudanças positivas à medida que o esporte se fortalece".
"O trabalho está bem encaminhado para explorar as melhores oportunidades para a equipe continuar competindo após a 11ª temporada".
A equipe competiu inicialmente como HWA Racelab antes da Mercedes assumir oficialmente a equipe, e entrará em sua quarta 'versão' se conseguir um comprador após a McLaren.
COMO AVALIAR BORTOLETO após 5 GPs? Piastri x Norris x Verstappen, HAMILTON atrás de Leclerc | Maumau
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.