Na Jaguar, Nelsinho trabalhará com ex-engenheiro de Bottas
Instalação de engenharia de Nelsinho Piquet na equipe da Fórmula E da Jaguar incluirá o antigo engenheiro de performance da Williams de Valtteri Bottas
A Jaguar assinou com Nelsinho Piquet como parceiro da Mitch Evans para a temporada 2017/18 da F-E e também fez duas importantes contribuições de pessoal. Piquet vai se reunir com seu engenheiro de corridas da GP2 Paul Davison, que passou a ser engenheiro de corrida de Jules Bianchi na Marussia e depois o engenheiro de performance da Bottas na Williams.
Davison se junta como engenheiro de desempenho de Piquet, enquanto o engenheiro de corrida de Phil Charles – que trabalhou com o brasileiro na equipe da Renault F1 - foi nomeado gerente técnico de corrida da Jaguar.
"Não é apenas muito bom, também são pessoas nas quais eu confio", disse Piquet quando perguntado pelo Autosport sobre o significado dessas adições de pessoal.
"Paul, eu o peguei muito jovem na GP2 em 2005/2006. Ele deixou a escola pouco antes e ele começou sua incrível carreira na F1 pouco depois”.
"Muitas pessoas na indústria realmente o respeitam, é bom ver que ele foi tão longo e fez muito bem".
"Phil foi meu engenheiro na Fórmula 1 - ele é outro cara em quem também confio muito. Estou em um ambiente onde temos muitas chances de avançar por causa de todas as pessoas que temos conosco”.
"São pessoas em quem eu confio, que eu sei que vão fazer o melhor possível, pessoas que conheci há mais de 10 anos. Isso é muito positivo para mim".
O diretor da equipe, James Barclay, enfatizou que a estrutura da equipe estava passando por uma "evolução não uma revolução".
O engenheiro de corrida de Adam Carroll, Patrick Coorey, continua em seu papel com Piquet, enquanto Evans mantém Josep Roca e Phil Ingram como seus engenheiros de corrida e performance, respectivamente.
O guru da bateria, Selin Tur, também retoma seu papel como chefe de energia da Jaguar.
Perguntado por Motorsport.com para explicar o que Charles e Davison acrescentariam à equipe, Barclay disse que a recente experiência na F1 foi crucial, citando exemplos específicos, como trabalhar com pneus de controle.
"Operacionalmente, o papel de Phil vai liderar a abordagem das duas equipes para o fim de semana. É uma parte realmente importante da reestruturação da equipe técnica”, afirmou.
"As equipes podem concordar e encontrar algo que funciona em um carro e aplicá-lo no outro - O papel de Phil é sobre a coordenação desse grupo”.
"Com sua experiência ratificando a direção das decisões será importante, e sua experiência recente em torno da estratégia de corridas será uma grande parte disso”.
"Do ponto de vista da engenharia de desempenho [o papel de Davison] é entender as mais recentes ferramentas e abordagens para o esporte”.
"Isso ajuda o piloto a acelerar - do ponto de vista do carro ou do piloto, otimizando os pneus e a tecnologia”.
"[Ele e Piquet] trabalharam juntos, o que é ótimo, enquanto a dinâmica e a confiança são realmente importantes".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.