Nelsinho critica comissários por não punirem di Grassi
Nelsinho Piquet critica inconsistência dos comissários na Fórmula E após Lucas di Grassi manter pódio em Buenos Aires mesmo tendo sido liberado de forma perigosa dos boxes
Nelsinho Piquet não está satisfeito com os comissários da Fórmula E. No último sábado (18), o piloto se viu envolvido em um lance com Lucas di Grassi, com quem entrou praticamente junto nos boxes para a troca de carro durante o ePrix de Buenos Aires.
A ABT Audi liberou di Grassi imediatamente à frente de Piquet, que vinha pelo pit lane após a troca. Os comissários investigaram o incidente e viram que o campeão da primeira temporada da F-E foi obrigado a frear para permitir que o compatriota saísse dos boxes.
Entretanto, di Grassi não foi punido com um drive-through ou acréscimo de tempo, como saídas perigosas dos boxes foram julgadas no passado. Em vez disso, os comissários deram uma reprimenda formal e uma multa a di Grassi, que terminou a prova em terceiro.
Para Piquet, é injusto dar punições diferentes para casos iguais. "Eles não demonstram consistência no que estão fazendo. Eles dizem que cada caso é um caso, mas neste especificamente é diferente - uma saída perigosa sempre será uma saída perigosa", disse Piquet ao Motorsport.com.
“É muito frustrante - gostaria que as regras fossem claras, mas estamos em uma zona cinzenta. Não sei como eles podem resolver isso, mas eles deveriam. Eles têm pessoas o suficiente, câmeras, GPS nos carros", afirmou.
Confusão com bandeira amarela
Durante a classificação, Piquet foi investigado pelos comissários por ter registrado o melhor tempo com bandeira amarela em um trecho da pista. O piloto não foi punido, mas reclamou dos comissários novamente por ter vivido uma situação que a direção de prova garantiu que não aconteceria.
“Eles nos disseram que a classificação teria bandeiras verdes ou vermelhas, não amarelas. Eu tirei o pé e, quando passei pela curva, não havia nada", contou.
“Foi algo que comprometeu meu tempo de volta e ainda fui chamado pelos comissários por não ter reduzido o suficiente em uma bandeira amarela que não deveria estar ali. É inacreditável que tenhamos de ouvir e passar por isso", criticou.
Satisfeito com melhora do carro
Piquet, que terminou a prova em quinto lugar, se mostrou satisfeito com a melhora do carro da NextEV. “A corrida em geral foi boa. A gente ainda teve um pouco de problemas com nosso powertrain, especialmente no início. Mas só de andar próximo dos líderes durante boa parte da prova já foi bem satisfatório", disse.
"Dá para perceber que não estamos longe e que, se realmente acertarmos tudo, com uma corrida limpa e uma classificação boa, temos chance de brigar pelo pódio constantemente. Claro que tem muitos carros no nível parecido e muitos pilotos bons, então realmente tudo precisa dar certo para estarmos entre os primeiros sempre”, afirmou.
“O carro está cada vez mais competitivo, mesmo com as restrições de upgrades impostas pelo regulamento. Estou otimista e vamos tratar de recuperar os pontos que perdemos nas duas primeiras provas, que poderiam ter sido parecidas com esta”, completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.