Pilotos criticam demissão de Abt e impacto das corridas virtuais: "Já custou várias carreiras"
Pilotos de dentro e fora da F-E demonstraram apoio a Daniel Abt e criticaram a decisão da Audi de demitir o alemão
Após confessar que colocou outro piloto para correr em seu lugar na prova do Race at Home Challenge, torneio virtual da Fórmula E, o alemão Daniel Abt acabou perdendo sua vaga na equipe Audi. Mas parte da comunidade do esporte a motor, incluindo diversos pilotos, se manifestaram a favor de Abt, afirmando que as reações por parte da F-E e da Audi foram exageradas.
O bicampeão da categoria, Jean Éric-Vergne, usou suas redes sociais para criticar a Audi, antes mesmo do anúncio da demissão de Abt, quando o piloto estava apenas suspenso.
"É um jogo, que deve ser levado a sério, mas é um JOGO. Se for assim, o que faremos com os pilotos que batem de propósito? Eles perderiam suas licenças se fosse a vida real? Eu acabei abandonando quase todas as corridas por comportamento antidesportivo, alguns pilotos me usavam como freios".
Já outros pilotos, como o companheiro de Vergne na Techeetah e atual líder do campeonato António Félix da Costa e o piloto da Jaguar James Calado, sugeriram que não farão mais transmissões ao vivo de suas participações em provas virtuais.
Da Costa escreveu no Twitter: "Adeus Twitch, adeus transmissões... tô fora. Nos vemos nunca mais".
Antes de sua demissão, Abt havia sido multado em 10 mil euros (cerca de R$ 60 mil), doado a uma caridade da escolha do piloto, pela F-E, além de ter sido desqualificado da prova e impedido de participar do resto do torneio.
Fora da F-E, outros pilotos também se manifestaram. Laurens Vanthoor, piloto de GT da Porsche, disse: "Isso começou como um show para entreter. Agora já custou várias carreiras".
"Sim, há coisas que você pode fazer e outras que não. Sim, algumas são inaceitáveis. Consequências são necessárias, mas isso?! É uma coisa virtual para entreter vocês, não é nosso trabalho diário. Mas que acaba afetando ele".
Em publicação no Instagram onde fala sobre sua saída da Audi, diversos pilotos manifestaram apoio a Abt.
Lucas di Grassi, que foi companheiro de equipe de Abt na Audi desde o início da F-E, elogiou o piloto: "Melhor companheiro de equipe que tive por seis anos. É mais longo que meu casamento. Sério. Fique bem".
O piloto da Indy, Conor Daly, disse: "Estou contigo nessa irmão! Vamos lutar contra a internet sobre isso".
GALERIA: Veja os carros e pilotos da sexta temporada da Fórmula E
VÍDEO: Sainz está no nível da Ferrari? O espanhol pode dar certo?
PODCAST: Alain Prost: 'apenas' o vilão dos brasileiros ou um gênio incompreendido?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.