Teste de Valência da F-E será chave para determinar futuro do 'atack charge'
Pilotos e equipes usarão a tecnologia durante uma corrida simulada nos testes de pré-temporada
Jake Hughes, McLaren, e-4ORCE 04
Foto de: Andreas Beil
O conceito Attack Charge da Fórmula E finalmente será testado em uma corrida simulada durante os testes de pré-temporada no próximo mês, com a FIA afirmando que a "tecnologia está funcionando".
Uma das sagas mais longas da era Gen3 da F-E envolveu os pitstops de carregamento rápido, que podem aparecer no final desta temporada, já tendo sido testados extensivamente durante as pausas pelas equipes.
O conceito, no qual os pilotos teriam que parar durante uma corrida por aproximadamente 30 segundos e receber uma carga de energia igual a 10% da bateria, foi inicialmente programado para o início da era Gen3 em 2023.
Essa data foi adiada em um ano devido à introdução dos novos carros, o que sobrecarregou as peças disponíveis e a infraestrutura geral da F-E. Os testes da tecnologia foram realizados em vários pontos da última temporada em sessões de treinos oficiais.
O carregamento rápido, que poderia ter um grande impacto para os consumidores de veículos elétricos se fosse bem-sucedido, nunca foi implementado em uma corrida devido a problemas de confiabilidade que, desde então, foram resolvidos antes da era do Gen3 Evo.
"Ele veio com grandes desafios; não está apenas ultrapassando os limites do carregador, mas também da bateria", disse Pablo Martino, chefe do campeonato da FIA para a F-E, ao Motorsport.com.
"Durante todo o período de verão deste ano, os fabricantes tiveram acesso a essa tecnologia e, por isso, fizeram testes com ela".
"Eles já realizaram uma quantidade bastante relevante de carregamento. A tecnologia está lá, a tecnologia está funcionando. Há apenas algumas correções operacionais que precisam ser feitas, mas nada relacionado ao aspecto técnico".
"Sobre como o sistema é operado, essa parte é algo que está atualmente na última fase de aprovação, digamos, em termos de tecnologia".
Pablo Martino, FIA
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
As equipes puderam usar os propulsores de carga durante os testes para trabalhar no procedimento a partir de uma perspectiva operacional, com mais testes agora definidos para ocorrer nos testes de pré-temporada em Valência.
O teste de quatro dias, que começa em 4 de novembro, incluirá uma corrida simulada com os pitstops de carregamento rápido, dando às equipes e à FIA a chance de ver a tecnologia usada em uma situação dinâmica de corrida.
As equipes simularam pitstops durante a mesma corrida na pré-temporada do ano passado, mas a tecnologia não foi usada devido à falta de confiabilidade e às preocupações com a segurança na época.
"Do ponto de vista operacional, estamos bem próximos", acrescenta o engenheiro-chefe da McLaren, Albert Lau.
"Mas ainda não tivemos, eu acho, o volume de cargas de impulso que, para mim, o tornaria suficiente para nos dar a certeza de que está tudo bem".
"Estamos falando de uma carga de combustível por corrida, por carro, e você soma tudo isso; você precisa de centenas de cargas de combustível aprovadas antes de entrar em uma temporada".
"Você não vai para Le Mans e faz um teste de 24 horas. Você faz um teste de 36 horas antes e é a mesma coisa para isso".
No entanto, mesmo que a tecnologia se mostre confiável e as equipes estejam preparadas para utilizá-la operacionalmente, não há garantia de que ela será implementada na próxima temporada.
Martino admite que será necessário realizar mais simulações e pesquisas para garantir que a inclusão do procedimento em uma corrida não diminuirá o espetáculo nem criará problemas adicionais.
"Há também um exercício que precisa ser compreendido, que é como essa carga de ataque afeta a corrida", disse ele.
"Isso é algo que precisa ser capturado, portanto, mesmo que a tecnologia esteja disponível, precisamos entender o que vai acontecer nas corridas. Isso também será levado em conta para uma decisão final".
F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
F1 de volta com DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS, tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.