Últimas notícias

Yamaha renova parceria com Lola e segue na Fórmula E para era Gen4

Com isso, parceria Lola-Yamaha se torna a quinta montadora confirmada para a era do novo carro, ao lado de Nissan, Jaguar, Porsche e Maserati

Lola Yamaha FormulaE

A Yamaha confirmou nesta semana que seguirá na Fórmula E para além da fase atual da categoria. A marca japonesa renovou seu acordo com a Lola, mantendo a parceria durante a era dos carros Gen4, que serão introduzidos no final de 2026.

Leia também:

Mark Preston, diretor de automobilismo da Lola, havia antecipado isso há dois meses durante uma entrevista ao Motorsport.com, mas agora a extensão oficial do acordo também chegou: as duas marcas continuarão sua colaboração na próxima era da F-E. O acordo inicial para dois anos na era do Gen3 Evo, na verdade, foi mais um prelúdio para o projeto da Lola, que escolheu a F-E como base para seu renascimento no automobilismo.

Zane Maloney, Lola Yamaha ABT Formula E Team, Lucas di Grassi, Lola Yamaha ABT Formula E Team

Zane Maloney, Lola Yamaha ABT Formula E Team, Lucas di Grassi, Lola Yamaha ABT Formula E Team

Fotos de: Andreas Beil

Enquanto a marca britânica cuidou do design da caixa de câmbio, da suspensão, da embalagem mecânica, do resfriamento e da montagem de todos os elementos, a Yamaha se concentrou no desenvolvimento do trem de força.

Na verdade, a empresa japonesa atua em vários setores, incluindo o de mobilidade elétrica, e sua experiência com trens de força e bancos de testes a tornou a parceira ideal para dar vida ao projeto. Desde o início, a ideia era usar os dois anos do Gen3 Evo como uma espécie de preparatório, aguardando o início do ciclo do Gen4, o mais aguardado pelos fabricantes.

Espera-se um grande salto em termos de potência e especificações técnicas para a Gen4: os kW disponíveis para as equipes aumentarão significativamente, dos atuais 350 kW para uma potência máxima de não menos que 600 kW. Um desafio exigente, que requer um longo período de desenvolvimento, que já começou nos bastidores, como o próprio Preston revelou.

Lucas di Grassi, Team Lola Yamaha ABT Formula E, Zane Maloney, Team Lola Yamaha ABT Formula E

Lucas di Grassi, Equipe Lola Yamaha ABT Fórmula E, Zane Maloney, Equipe Lola Yamaha ABT Fórmula E

Fotos de: Andreas Beil

"Sim, começamos a trabalhar no Gen4 e a ajustar algumas das peças finais do acordo. Ao mesmo tempo que as corridas, estamos discutindo. Mas não apenas discussões: também simulações e outros elementos, a fim de preparar o trem de força para a Gen4", disse o diretor da Lola Motorsport em fevereiro passado.

Agora, a partir dessas discussões, chegou-se a um acordo definitivo, que estenderá a colaboração para os próximos anos. A parceria é uma plataforma perfeita para a Lola e a Yamaha Motor desenvolverem tecnologias que moldarão o futuro da mobilidade, aproveitando o ambiente do esporte a motor de alto desempenho.

As duas empresas se juntam à Nissan, Jaguar, Porsche e Maserati como marcas confirmadas para a próxima era da Fórmula E. "Trabalhar ao lado da Yamaha Motor para desenvolver o trem de força que a equipe Lola Yamaha ABT está usando atualmente na F-E tem sido uma experiência positiva e mutuamente benéfica", diz Till Bechtolsheimer, Presidente da Lola Cars.

Lucas di Grassi, Team Lola Yamaha ABT Formula E

Lucas di Grassi, Equipe Lola Yamaha ABT Fórmula E

Foto de: Andreas Beil

"Como já estamos comprometidos com o Gen4, estou muito feliz que a Yamaha Motor esteja continuando essa jornada nas corridas elétricas conosco. Com sua vasta experiência e compromisso em promover a mobilidade sustentável, eles são o parceiro perfeito para a Lola Cars. Estamos ansiosos para continuar a impulsionar a inovação por meio do automobilismo junto com eles".

"A Yamaha Motor está acelerando a pesquisa e o desenvolvimento de várias tecnologias para adquirir e aprimorar novas competências essenciais que possam oferecer Kando [expressão japonesa para os sentimentos simultâneos de profunda satisfação que experimentamos quando nos deparamos com algo de valor excepcional] aos nossos fãs e contribuir para a sustentabilidade futura", acrescenta Heiji Maruyama, Diretor Executivo e Diretor da Yamaha Motor.

"Uma dessas iniciativas é a aquisição de tecnologia avançada de gerenciamento de energia, que será aperfeiçoada na F-E. Continuaremos a enfrentar o desafio na era Gen4 como um parceiro técnico da Lola Cars. Estamos muito orgulhosos e animados para aprimorar nossa tecnologia no cenário mundial das corridas elétricas".

Para a F-E, essa é uma confirmação importante, não apenas do ponto de vista técnico, mas também na frente de marketing: ter outra marca forte é crucial para promover a categoria, especialmente considerando que ela foi criada com o objetivo de envolver os fabricantes em um ambiente competitivo e econômico.

MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gianluca D'Alessandro
Fórmula E
Lola Cars
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior ePrix de Miami de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa em Homestead

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros