Entrevista

Branquinho confirma presença na Toyota Racing Series

Piloto que fez sua primeira temporada na Europa, na F4 italiana, comentou o ano de 2017 em passagem pelo Brasil e revelou onde correrá em 2018

Luiz Felipe Branquinho
Felipe Branquinho De Castro, DR Formula
Felipe Branquinho De Castro, DR Formula
Felipe Branquinho De Castro, DR Formula
Felipe Branquinho De Castro, DR Formula
Felipe De Castro Branquinho, DR Formula
Felipe De Castro Branquinho, DR Formula
Felipe De Castro Branquinho, DR Formula
Felipe Branquinho De Castro, DR Formula

Luiz Felipe Branquinho, de 18 anos, é um dos nomes que prometem tornar o período sem brasileiros na F1 o mais curto possível. Em 2017 ele competiu pela primeira vez na Europa, pela F4 italiana, conquistando o quarto lugar entre os pilotos novatos, após sete rodadas triplas.

De passagem pelo Brasil, o jovem goiano visitou a redação do Motorsport.com Brasil e avaliou o primeiro ano de experiência internacional, após carreira no kart e de uma curta passagem na F3 nacional.

“Foi meu primeiro ano na Europa, primeiro ano correndo fora, acho que foi um ano positivo, terminei em quarto no campeonato de estreantes, foi um ano de muito aprendizado, com muito profissionalismo. Aprendi muitas coisas que nunca vi no kartismo daqui, mas achei muito legal.“

“Demorei um pouco para me acostumar com o carro da F4, que é um carro sem asa, sem nenhum tipo de aerodinâmica, são carros muito diferentes”, quando comparou os carros da F3 brasileira com o da F4 italiana. “Mas na F3 foi apenas para marcar uma transição entre o kart e um carro de fórmula para poder ir para a Europa.”

Além de avaliar sua primeira temporada, Branquinho trouxe novidades: nas próximas semanas ele será um dos brasileiros a competir na Toyota Racing Series, competição de pilotos da F4 e F3 na Nova Zelândia, que já teve a participação de pilotos como Lando Norris, Pedro Piquet, Sérgio Sette Câmara,entre outros. Ele vai correr com a Giles Motorsport, considerada uma equipe competitiva na série. 

Preparação para 2018

Branquinho já definiu qual será seu destino em 2018 e vai participar da Euro Fórmula Open. O piloto atualmente reside em um centro especializado em preparação de pilotos, o Formula Medicine, e contou como é sua vida lá, quando não está nas pistas.

“Treino lá de segunda a sábado, oito horas por dia, com treino funcional, musculação, parte psicológica e lá é um centro só para pilotos, com gente da F4, F2, entre outras. O Marcus Ericsson sempre está lá conosco, então eu passo muito tempo lá quando não tenho fim de semana de corrida.”

Assim como nove entre 10 jovens pilotos brasileiros, Branquinho tem como principal objetivo a Fórmula 1, mas se diz preparado caso a oportunidade não venha.

“Não tenho a cabeça fechada ao ponto de só querer a F1, até porque o automobilismo te abre muitas portas. Mas sempre o objetivo principal é a F1”, disse o piloto que afirmou que também considerará oportunidades no WEC e Fórmula E. 

Mesmo com apenas 18 anos, Branquinho não titubeia sobre seus ídolos da F1. 

“Eu pesquiso muito e meu ídolo é o Ayrton Senna, mesmo que eu não tenha acompanhado ao vivo, mas sempre busco olhar onboard, corridas, então ele é meu ídolo, com certeza.”

“Mas da geração atual, eu gosto muito do Hamilton”, concluiu.

In this article
Fórmula 4
Luiz Felipe Branquinho
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior “Ainda tenho alguns anos pela frente”, diz Monger
Próximo artigo Carlin resolve não disputar F4 britânica em 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros