Alex Zanardi sofre grave acidente de bicicleta em estrada e é levado a hospital de helicóptero
Piloto participava de um evento com outros ciclistas paralímpicos na região da Toscana; ele foi levado de helicóptero para o hospital
O piloto e atleta paralímpico Alex Zanardi se envolveu em um acidente de estrada na província de Siena na Itália nesta sexta-feira. Ele participava de uma das etapas do revezamento Obiettivo Tricolore, uma iniciativa que reúne ciclistas paralímpicos.
O acidente aconteceu logo depois das cinco da tarde, horário local, em um trecho de rodovia entre as cidades de Pienza e San Quirico d'Orcia. Zanardi teria passado ligeiramente para o outro lado da pista em uma descida. O jornal italiano La Repubblica citou o treinador da equipe italiana dizendo que o piloto do caminhão tentou de tudo para evitar a colisão.
Zanardi recebeu os primeiros socorros e foi levado de helicóptero para o hospital. Ainda não há um boletim de saúde oficial sobre sua condição ou os ferimentos que ele possa ter sofrido.
Segundo o jornal Il Messaggero, um dos mais antigos da Itália, os ciclistas que estavam junto com Zanardi prestaram os primeiros socorros. Zanardi teria ficado preso com sua handbike (modelo adaptado de bicicleta que é controlada pela mão) sob um caminhão de reboque, que atingiu o piloto em uma curva.
A Associated Press e o jornal La Repubblica informaram que Zanardi estava consciente até a chegada do socorro, e que estava respirando normalmente, sem necessidade de auxílio.
Alex Zanardi teve algumas passagens pela Fórmula 1 durante os anos 90, correndo por equipes como Minardi, Jordan e Williams. Nesse mesmo período, correu também pela Indy onde teve seus melhores resultados, sendo campeão em 1997 e 1998.
O italiano sofreu um gravíssimo acidente em 2001 durante uma prova da Indy em Lausitzig na Alemanha, quando rodou e parou no meio da pista, sendo acertado a mais de 300 km/h por Alex Tagliani. O grave acidente levou a amputação de suas pernas.
Cerca de dois anos depois, já estava de volta ao esporte a motor, competindo com a BMW no Campeonato Mundial de Turismo, e, no mesmo ano, venceu sua primeira prova na categoria, em etapa na Alemanha.
Seu percurso no mundo do esporte paralímpico começou dois anos depois, e, desde então, se firmou como um dos maiores nomes do esporte adaptado. Ele tem seis medalhas paralímpicas, sendo quatro de ouro, duas conquistadas em Londres-2012 e outras duas na Rio-2016. e tornando o maior campeão da modalidade nos Jogos. Além disso, Zanardi possui dez ouros nos campeonatos mundiais da modalidade.
Uma das medalhas conquistadas na Rio-2016 veio no dia em que seu acidente na Alemanha completava 15 anos. Ele celebrou duplamente a medalha, afirmando que estava feliz também por vencer no Brasil, um país que não havia ganhado na época da Indy, que corria no antigo autódromo de Jacarepaguá.
Desde que começou sua trajetória no ciclismo, Zanardi divide seu tempo entre a modalidade e o automobilismo. Essa semana, Zanardi anunciou que participaria de uma etapa do campeonato italiano de GT em Monza no mês de novembro, correndo com a BMW.
O campeão da F1, Mario Andretti, foi um dos primeiros a se manifestar, desejando que tudo esteja bem com Zanardi: "Estou ansioso e assustado sobre Alex Zanardi. Sou seu fã. Sou seu amigo. Por favor, façam o que estou fazendo, rezem, rezem por esse grande homem".
Aguarde para mais informações.
GALERIA: Veja como é o carro adaptado de Zanardi no DTM
VÍDEO: Christian Fittipaldi relembra batida com companheiro em Monza
PODCAST: O que a F1 deveria aprender com as demais categorias para melhorar?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.