Ex-chefe da Lola, Martin Birrane morre aos 82 anos
Irlandês era além de empresário bem-sucedido, piloto vencedor das 24 Horas de Le Mans
Martin Birrane, ex-chefe da Lola Cars International e piloto de carros esportivos, morreu aos 82 anos.
O irlandês teve um envolvimento de 50 anos no automobilismo que conseguiu suas próprias façanhas ao volante, a propriedade da equipe, o resgate do circuito de Mondello Park e, em seguida, a construção de carros de da britânica Lola.
Empresário de sucesso, ele comprou a Lola Cars em 1997, renomeou como Lola Cars International e permaneceu no comando até 2012.
Naquela época, produziu a primeira geração do A1 Grand Prix e uma linha de protótipos de LMP bem-sucedidos, incluindo o fator MG LMP675 de 2001-2002, além de diversificar para o setor automotivo e aeroespacial.
O nome Lola vivia sob sua direção depois que a empresa parou de fabricar carros de corrida e ofereceu serviços técnicos que incluíam um dos mais avançados túneis de vento da Europa.
Birrane começou a correr em 1967, em um Ford Anglia e foi competir no British Touring Car Championship, Formula 5000 e em sportscars.
Ele competiu em Le Mans 10 vezes, entre 1973 e 1988, vencendo sua classe ao volante de uma BMW M1 em 1985.
Birrane comprou a Mondello em 1986, ampliou o circuito e trouxe o BTCC e o Campeonato da FIA Sportscar para o local.
Ele teve brevemente uma equipe da NASCAR no início dos anos 90 e até deteve o recorde irlandês de velocidade terrestre.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.