Pai de Hamilton revela planos para nova categoria com motores V10
Novos campeonatos, com motores V10 e V8, prometem "corrida de verdade" e "som autêntico" com uma abordagem focada nos fãs
Anthony Hamilton
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Power shift
Power shift
Anthony Hamilton, pai do heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, revelou planos para uma nova categoria de automobilismo com motores V10 - conhecida como HybridV10 - para "expandir oportunidades e acessibilidade" no mais alto nível das corridas.
A categoria promete duas divisões diferentes em um campeonato HybridV10 e uma outra HybridV8. Há planos para 24 equipes nas duas, potencialmente oferecendo oportunidades para 48 assentos de corrida; a data de início do campeonato está prevista para 2028 ou 2029.
Os planos para a série também demonstram o desejo de aumentar o valor do feedback dos fãs, além de oferecer oportunidades educacionais e de emprego, uma rota de entrada para pilotos de simulador migrarem para corridas reais, e priorizar o talento dos pilotos em vez das oportunidades financeiras.
Embora o formato técnico ainda não tenha sido definido, além do esboço dos motores em cada carro, os campeonatos prometem controle de custos e a possibilidade de envolvimento dos fabricantes.
Lendo nas entrelinhas, a declaração de que todas as equipes começarão com "a mesma base" sugere um chassi centralizado com a capacidade para as equipes implementarem seus próprios avanços, sem entrar em uma guerra tecnológica.
O projeto promete desenvolver um "Campus HybridV10" central contendo um "Centro de Excelência" - que inclui instalações para todas as equipes, programas de engenharia, simuladores e ferramentas de treinamento para pilotos, além de caminhos educacionais e estágios para quem deseja iniciar carreira no automobilismo.
Um sistema de draft faz parte da proposta, não apenas para selecionar pilotos, mas também para o pessoal das equipes. Como na F1, os pilotos precisam acumular pontos suficientes da "Superlicença Hybrid" para ter acesso ao sistema.
A barreira de entrada foi estabelecida em um nível alto, exigindo que os pilotos tenham mais de 20 anos e tenham terminado entre os três primeiros em qualquer categoria de alto nível, possuam uma superlicença da F1 ou tenham cumprido um papel de piloto reserva na F1.
No entanto, a estrutura interna da superlicença também permite que os pilotos ganhem pontos de outras formas, seja por resultados em corridas ou desempenhos em simuladores/testes, conhecimento educacional/técnico, condicionamento físico e profissionalismo.
A série também pretende implementar seu próprio sistema de governança, denominado Comissão Mundial Hybrid, para supervisionar todos os elementos, desde regulamentos, arbitragem, padrões de segurança, até gerenciar os outros complementos que a série pretende oferecer.
Além disso, há espaço para interação dos fãs usando o mecanismo "Isso Não Está Certo" da categoria: permitindo que os fãs "levantem preocupações construtivas sobre justiça esportiva, segurança ou integridade processual durante qualquer evento do festival HybridV10".
O comunicado da série também descreve um evento "festival" de três dias, usando a sexta-feira para mostrar tecnologia, inovação e oportunidades educacionais, sábado para as corridas da HybridV8, e domingo para a categoria HybridV10.
Foi sugerido que um calendário de 12 etapas será implementado ao redor do mundo, visitando todos os principais continentes em um ciclo para incluir mercados de automobilismo novos ou emergentes, e construir seu perfil e interesse globalmente.
"Este é um projeto em estágio inicial, sendo desenvolvido de forma deliberada e adequada," afirmou Hamilton. "Mais detalhes, incluindo como as pessoas podem se envolver desde o início, serão compartilhados ao longo de janeiro".
"Eu posso construir isso sozinho, mas prefiro construir junto com os fãs e aqueles que querem moldar o futuro de uma nova plataforma de automobilismo".
A categoria trabalhará ao longo de 2026 tentando construir seu público e avançar com potenciais proprietários de equipes, antes de finalizar o pacote técnico geral antes de um período de testes previsto para 2027.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários