Chegando empatados à corrida final, Sebastien Buemi saia em primeiro e Lucas Di Grassi era o terceiro no grid. Buemi tinha a vantagem de ter o companheiro Nicolas Prost em segundo. O brasileiro largou e tentou jogar tudo na primeira curva da prova, mas acertou a traseira de Buemi. O suíço ganhou o título após marcar a volta mais rápida da prova.
Nas duas últimas corridas da Moto3 em 2014, Jack Miller tentava reduzir sua diferença no campeonato para Álex Márquez. No entanto, o australiano usou métodos pouco ortodoxos para tentar o título, batendo e forçando Márquez deliberadamente para fora da pista na Malásia e em Valência. Mesmo chegando nas duas corridas à frente do espanhol, Miller perdeu o título.
Esta não foi entre pilotos, mas sim entre um piloto e a sua falta de habilidade de reagir sob pressão. O australiano Will Power perdeu os títulos da Indy de 2010 e de 2012 por bater sozinho no muro nas corridas finais enquanto liderava o campeonato. Os campeões foram Dario Franchitti (2010) e Ryan Hunter-Reay (2012).
Michael Schumacher e Jacques Villeneuve chegaram à última corrida em Jerez de la Frontera com apenas um ponto de diferença no campeonato. Quem chegasse à frente seria o campeão. Schumacher largou melhor e pulou na frente da Williams. Mas Villeneuve se mostrou mais forte na parte final da corrida. Ele tentou a ultrapassagem em Schumacher, e o alemão tentou tirá-lo da prova proporcionando um acidente. O piloto da Ferrari bateu na lateral do carro do canadense e saiu da pista.
Com um ponto separando os dois, quem chegasse à frente seria o campeão no GP da Austrália. Schumacher saiu na frente com Hill logo atrás. Após um erro do alemão antes da metade da corrida, Hill tentou passa-lo. O piloto da Williams foi acertado pela Benetton de Schumi, que foi parar no muro. Mas o estrago estava feito: Hill teve sua suspensão quebrada e abandonou.
O brasileiro e o francês lutavam pelo título no GP do Japão. Prost precisava chegar à frente de Senna para manter o título possível na última prova. Senna tinha outras ideias, e jogou seu carro no francês na primeira curva da corrida perder a liderança na largada.
Companheiros na McLaren, os dois vinham de um ano com desavenças fora da pista. Isso refletiu na penúltima corrida do ano. Após perder a ponta na largada, o brasileiro tentou uma ultrapassagem em Prost na última chicane de Suzuka. O francês jogou o carro em Ayrton, que conseguiu continuar na prova. Ele ganhou a corrida mas foi desclassificado por cortar caminho na chicane para retornar à pista.