TMG e Fewture Studios anunciam a Internet Racing League, categoria de kart que terá Caio Castro como "chefe de equipe"
Franquia surge a partir de joint venture global e terá grid com pilotos criadores de conteúdo, com estratégia de distribuição descentralizada
O cenário do esporte a motor mundial ganhará uma nova categoria em 2026 que deve chamar a atenção do público, em especial nas redes sociais: a Internet Racing League uma criação da Fewture Studios, um venture studio de Hollywood em parceria com a TMG.
A nova franquia global de corridas de kart tem como foco os criadores de conteúdo, com o objetivo de combinar competições automobilísticas com o storytelling, apostando em uma estratégia de distribuição descentralizada via YouTube, Twitck e Kick. Confira abaixo o trailer da proposta.
A parceria une a infraestrutura criativa da Fewture com a plataforma da TMG, que opera um ecossistema de mídia, esports e entretenimento ao vivo, incluindo marcas como FURIA e MadHouse. O objetivo é integrar produção, distribuição, redes de criadores e bases digitais de fãs para apresentar um novo modelo de esportes ao vivo, construído em torno dos criadores em vez das emissoras.
As provas serão exibidas pelos canais destes criadores e atletas, oferecendo aos fãs uma conexão direta com as pessoas que estão nas pistas.
“Estamos entrando em uma nova era de distribuição de mídia e entretenimento”, disse Kai Henry, fundador e CEO da Fewture Studios. “Os creators são o novo modelo de distribuição múltipla, e a atenção é o ativo mais valioso impulsionando a próxima geração de propriedades de entretenimento, especialmente ao vivo”.
“André Akkari e a TMG são dos melhores do mundo em operar nessa nova economia da atenção, e temos a sorte de lançar a IRL ao lado deles. É só o começo — com os parceiros certos e estratégicos, pretendemos nos conectar a várias outras franquias deste tipo no futuro próximo”.
A IRL foi criada para impulsionar a próxima geração de talentos do kart e do automobilismo de base, em busca de impulsionar sua visibilidade e potencializar a busca por patrocinadores. Ao combinar storytelling dos criadores, transmissões ao vivo e o engajamento de um público digital nativo, a liga oferece aos atletas uma plataforma global para serem descobertos, patrocinados e celebrados.
“As fronteiras entre criadores e atletas já vêm se desfazendo há algum tempo”, afirmou Brandon Dalton, Chief Attention Officer da Fewture Studios. “A IRL ocupa exatamente esse ponto de interseção, ajudando a empoderar e dar visibilidade a talentos do automobilismo para que avancem dos circuitos de kart para palcos globais, como séries de Fórmula, GT e NASCAR”.
O elenco inaugural da IRL reúne criadores, artistas e atletas que representam a convergência entre cultura e esporte:
● Jon Vlogs, um dos creators e empreendedores mais influentes do Brasil, entra como o primeiro presidente de equipe anunciado, liderando a revolução esportiva guiada por creators no país.
● Caio Castro, renomado ex-ator brasileiro e piloto profissional, traz estrelato e credibilidade genuína no automobilismo.
● Cameron Das, ex-campeão da EuroFormula Open, que começou sua carreira no kart rental, simboliza a missão da liga de destacar pilotos de elite com pouco acesso a recursos.
Cada presidente de equipe possui participação na receita da IRL, alinhando seu sucesso ao crescimento da liga. Eles competem em corridas de formato misto que definem a ordem do draft e as posições no grid para seus pilotos semiprofissionais, criando um sistema no qual os criadores correm pela estratégia, enquanto os pilotos correm por pontos. Esse formato unificado conecta personalidades e atletas em uma única narrativa, culminando com a IRL patrocinando o piloto campeão para conquistar um assento na F4.
“A IRL é tudo o que eu gostaria que existisse quando eu era criança, correndo de kart sem visibilidade”, disse Cameron Das. “Estamos oferecendo à próxima geração de pilotos um palco global impulsionado por criadores”.
No Brasil, a IRL será distribuída pela Madhouse TV, a rede oficial de YouTube da TMG, em parceria com o Podpah, a maior rede de mídia de criadores do país. Isso torna a IRL a primeira grande propriedade esportiva no Brasil a usar a creator economy para distribuição global ao vivo.
“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Fewture enquanto construímos na intersecção entre esportes e entretenimento,” afirmou André Akkari, cofundador do TMG Group. “Com a Madhouse TV como nosso motor de distribuição e aproveitando o alcance e a credibilidade da FURIA, vamos levar a IRL aos fãs no Brasil e no mundo. O Brasil está se tornando líder nesse modelo descentralizado, e a TMG pretende ajudar a definir como os esportes serão experienciados globalmente”.
Para tornar realidade a visão global da IRL, o Itaú BBA, o maior banco da América Latina, está liderando a busca por investidores ao lado do Fewture Fund, braço de venture capital da Future Studios, para financiar a produção de eventos ao vivo, parcerias com creators e o desenvolvimento de infraestrutura escalável para futuras propriedades intelectuais de esportes e entretenimento.
A primeira franquia regional da IRL será lançada no Brasil, com outros presidentes de equipe a serem anunciados ainda este ano. A primeira temporada estreia em maio de 2026, seguida pelo Global Grand Championship em Las Vegas, em dezembro de 2026. A Fewture Studios planeja expandir o modelo com outras propriedades esportivas e de entretenimento lideradas por creators como parte de sua missão de descentralizar globalmente a criação, a propriedade e a distribuição de mídia.
Essa parceria cria uma nova ponte entre o ecossistema de entretenimento de Hollywood e a crescente creator economy brasileira. No centro está a equipe criativa nativa da internet da Fewture — uma sala de roteiristas e motor de produção de nova geração, construída para a economia da atenção.
A Fewture aporta storytelling apoiado por IA, desenvolvimento modular de propriedade intelectual e produção em tempo real, enquanto a TMG contribui com sua plataforma de mídia e esportes, rede de creators, a trajetória competitiva da FURIA e distribuição pela MadHouse TV.
“O Brasil está liderando a mudança global na forma como esportes, creators e fãs se conectam”, afirmou Henry. “André Akkari e a FURIA estão nos ajudando a construir as bases da próxima geração de mídia esportiva, em que criadores são quem definem o momento".
Max MATADOR, Norris na VANTAGEM e Piastri SEM NADA A PERDER: Tudo da DECISÃO da F1! Com FELIPE MOTTA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.