Yamaha acompanha Honda e decide sair do SuperBike após morte de piloto em Interlagos
Assim como a Honda, fabricante japonesa afirma que só retornará com adoção de novas medidas de segurança
Após a morte de Danilo Berto em Interlagos, a quinta na categoria em cinco anos, a fabricante Yamaha decidiu suspender sua participação no campeonato até que medidas de segurança sejam tomadas para evitar novas fatalidades.
Danilo Berto, piloto da Pitico Racing Team, faleceu no último domingo após perder o controle de sua moto, uma Kawasaki ZX-10, na curva do Laranjinha. Ele foi transportado de helicóptero para o Hospital das Clínicas, onde recebeu atendimento. O piloto passou várias horas em cirurgia mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no fim da tarde.
Confira a nota da Yamaha na íntegra:
"A Yamaha Motor do Brasil lamenta o acidente que vitimou o piloto Danilo Berto, da Equipe PRT Racing, ocorrido no domingo 26/05, no Circuito de Interlagos, durante o aquecimento da categoria Extreme do SuperBike Brasil, e presta condolências aos familiares e amigos.
A Yamaha informa que irá suspender temporariamente o patrocínio ao SuperBike Brasil e sua participação com a categoria R3 Cup. A suspensão seguirá até que a organização do SuperBike Brasil apresente medidas adicionais que efetivamente comprovem a segurança dos participantes".
Honda foi primeira a sair
No início da tarde desta segunda-feira, a Honda havia sido a primeira fabricante a anunciar a suspensão, pelos mesmos motivos apresentados mais tarde pela Yamaha.
Veja nota oficial da fabricante japonesa:
"A Honda recebeu com profundo pesar a notícia da morte do piloto Danilo Berto da equipe PRT (Pitico Racing Team), confirmada neste domingo (26), em decorrência do acidente sofrido durante a terceira etapa da temporada 2019 do SuperBike Brasil e presta solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade da motovelocidade brasileira.
A Honda decidiu suspender temporariamente sua participação em todas as categorias e o patrocínio ao SuperBike Brasil até que as causas sejam esclarecidas e medidas efetivas sejam tomadas pela organização para atestar as condições de segurança aos participantes."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.