Gil de Ferran pede desculpas por fracasso da McLaren em Indianápolis
Diretor esportivo da McLaren pediu desculpas publicamente aos fãs, parceiros e Fernando Alonso pelo revés da equipe em se classificar para a 103ª edição da Indy 500
A McLaren decidiu seguir sozinha em sua tentativa de participar das 500 milhas de Indianápolis de 2019, e apesar de ter uma parceria técnica com a Carlin, a operação era feita principalmente pela equipe interna do time britânico acostumado à F1.
Isso contrasta com a participação do espanhol em 2017, que foi quase totalmente executado pela Andretti Autosport.
Após o fracasso de não conseguir ter Fernando Alonso na corrida do próximo domingo, o diretor esportivo da equipe, o brasileiro e ex-piloto Gil de Ferran falou com a imprensa.
“Esta foi uma experiência muito emocional e difícil, penso eu, não só para mim, mas para toda a equipe. Quero aproveitar esta oportunidade para pedir desculpas e agradecer aos fãs, não apenas aqui nos EUA, mas globalmente, que acompanham nosso progresso. Eu li um monte de coisas legais e algumas ótimas mensagens de todos os lados. Então, obrigado, e me desculpe por não estarmos na Indy 500.”
“Também quero me desculpar e agradecer à nossa equipe. Os caras estão trabalhando há vários meses e, particularmente, este último mês tem sido um tremendo esforço, para tentar vir aqui e fazer o melhor que podemos, eles trabalham todas as horas do dia.”
“Este é um esporte muito difícil. Nós certamente não subestimamos o desafio. Sabíamos que isso seria um desafio tremendamente difícil. Eu já estive aqui antes. Eu vi algumas pessoas incríveis não fazerem a corrida. Então, estávamos certamente muito conscientes de quão difícil isso seria.”
“Quero me desculpar e agradecer aos nossos parceiros, que têm sido fantásticos e incrivelmente apoiadores nesta jornada. Agradeço também a comunidade inteira da Indy, que nos acolheu de braços abertos. Todos, desde os fiscais, pessoas da segurança, todas as outras equipes, todos dentro e ao redor da Indy, havia uma sensação calorosa e de muito apoio.”
“E acho que por último, mas não menos importante, quero agradecer a este homem aqui à minha esquerda [Alonso]. Quero me desculpar com você porque não lhe darmos um carro que fosse rápido o suficiente. Você sabe, você guiou como o campeão que nós sabemos que você é. Particularmente, nestes últimos três dias, tem sido incrivelmente tenso e muito difícil, e não poderíamos ter pedido mais nada de você, Fernando. Então desculpe, cara. Você é um piloto incrível.”
“Isso é nos meus 35 anos de corrida - na verdade, mais alguns - a experiência mais dolorosa que já tive. Há uma mistura de emoções acontecendo dentro de mim, somos competidores. Respeitamos este lugar. Este é um dos maiores desafios nas corridas. Eu quero voltar amanhã, sabe? Eu quero lutar. Eu quero voltar amanhã e lutar. Isso é incrivelmente doloroso.”
Perguntado se pretendia comprar a vaga no grid para a McLaren, De Ferran ecoou os comentários de Zak Brown, afirmando: “Nós não faremos isso. Queremos ganhar nosso lugar na pista.”
Sobre quais lições foram aprendidas para quando a McLaren retornasse, o campeão de 2001 e 2002 da CART e vencedor da Indy 500 de 2003 comentou: “Para ser honesto, eu realmente não quero entrar em detalhes sobre isso. Mas nós somos muito humildes sobre tudo o que aconteceu aqui, e acho que neste momento eu só quero dizer que aprendemos muitas lições.”
“Temos que olhar realmente para dentro e ver tudo o que aprendemos, consolidar essas lições e seguir em frente. E como eu disse, eu me considero um competidor, um lutador. Eu quero aplicar essas lições a partir de amanhã.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.