Indy anuncia novo sistema de arbitragem independente; entenda como funcionará
Formação deste novo conselho contou com a participação da FIA na nomeação de um dos nomes fundadores
A Indy anunciou nesta semana a introdução de um sistema de arbitragem independente para a temporada 2026, que também valerá para sua principal categoria de acesso, a Indy NXT. Este novo órgão será formado por Ray Evernham, Raj Nair e Ronan Morgan.
A nova organização independente e sem fins lucrativos - INDYCAR Officiating Inc. - foi criada e será administrada por um Conselho de Arbitragem Independente (IOB) composto por três pessoas. Os membros do conselho selecionarão um diretor administrativo de arbitragem (MDO) e estabelecerão seu orçamento anual.
Os membros do conselho foram selecionados de forma independente nesta semana. Os proprietários de equipes da Indy, que são membros fundadores, escolheram dois membros por meio de votação, selecionando a lenda do automobilismo Ray Evernham e o veterano do setor automotivo Raj Nair. O outro membro, Ronan Morgan, foi indicado pela FIA.
"Mantivemos nosso compromisso com a arbitragem independente para 2026 e temos o prazer de anunciar esse próximo passo", disse o presidente da IndyCar, Doug Boles. "Os proprietários de equipes da Indy e a FIA selecionaram um conselho de classe mundial com alto caráter, conhecimento incrível e uma intensa paixão por esportes a motor e corridas da Indy".
O diretor administrativo se reportará diretamente ao conselho independente, sem supervisão de funcionários da Indy ou da Penske Entertainment. O indivíduo será encarregado da supervisão completa da arbitragem, o que incluirá a contratação de pessoal para o controle da corrida, a inspeção técnica da Indy e a responsabilidade de aplicar as regras da Indy na Indy e na NXT.
"Esse foi um processo minucioso, e estou confiante no conselho de arbitragem independente que foi eleito pelos proprietários de equipes em nosso esporte", disse Chip Ganassi, proprietário da equipe Chip Ganassi Racing. "Estou ansioso para receber a orientação deles ao darem o próximo passo para a contratação de um diretor administrativo".
Os dois membros do IOB selecionados por meio de votação dos proprietários de equipes com charters são:
- Ray Evernham - Veterano de longa data do automobilismo que, principalmente, atuou como chefe de equipe em três dos títulos de Jeff Gordon na NASCAR Cup Series. Evernham também foi pioneiro no retorno da Dodge à NASCAR como proprietário da Evernham Motorsports antes de se tornar analista, produtor e consultor de televisão.
- Raj Nair - Veterano de 30 anos dos setores automotivo e de automobilismo, Nair tem vasta experiência e conhecimento técnico de conformidade como executivo do Singer Group, Inc., Multimatic, Inc. e Ford Motor Company, onde também atuou como presidente norte-americano de 2017 a 2018. Como diretor técnico e vice-presidente executivo de desenvolvimento de produtos globais da Ford (2012-17), Nair foi responsável por todos os programas da Ford Motorsports, inclusive na NASCAR, IMSA e WEC.
O terceiro membro do IOB nomeado pela FIA é:
- Ronan Morgan - Traz mais de 50 anos de experiência global em automobilismo como oficial sênior, promotor, organizador e competidor. Na FIA, Morgan atuou como presidente de comissários de mais de 100 eventos internacionais de corrida e rally, foi gerente esportivo do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2009 a 2021 e é presidente da comissão de pilotos da FIA. Morgan também é membro do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA e conselheiro do presidente da FIA.
O papel da FIA no sistema de arbitragem independente da Indy será limitado à nomeação de seu membro do conselho.
"A Indy é um ícone americano e estou orgulhoso do relacionamento que estamos construindo juntos", disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA. "A experiência independente da FIA em oferecer uma supervisão consistente da arbitragem em nossos Campeonatos Mundiais, combinada com a inovação e o espírito competitivo da Indy, apoiará o crescimento contínuo da categoria. Estou ansioso pelo trabalho que temos pela frente".
A contratação do diretor administrativo de arbitragem, juntamente com outros detalhes, será anunciada no início de 2026.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.