Indy tenta esclarecer novo código de conduta dos pilotos
CEO da categoria explica os novos procedimentos quanto ao comportamento dos pilotos quando falarem à TV ou contra outros competidores






Na tarde de terça-feira a Indy divulgou a revisão de seu livro de regras e com mudanças na conduta dos pilotos. Entre outros pontos, o comunicado dizia que eles estariam proibidos de ameaçar ou denegrir a imagem de qualquer companheiro, concorrente ou a marca INDYCAR; questionar a integridade ou a legitimidade das regras da categoria, denegrir o calendário da Indy; ameaçar ou denegrir qualquer relação comercial da INDYCAR, incluindo patrocinadores ou as empresas de radiodifusão e ameaçar a integridade e a reputação ou a confiança do público do esporte.
Para evitar qualquer tipo de mal entendido, o CEO da Indy, Mark Miles, veio a público para explicar que não se trata de censura: "Esta regra não é uma mordaça. Reconhecemos a controvérsia. Há tensão e drama em todo o automobilismo hoje em dia. O drama é o que faz a corrida ficar tão intrigante, juntamente com a controvérsia e a tensão, que fazem parte da agenda da categoria.
Sobre se as novas medidas poderiam pasteurizar o comportamento dos envolvidos: "Nossos pilotos são concorrentes e não temos o interesse em eliminar a emoção ou limitar a cobertura da mídia que cobre a IndyCar". Miles citou um exemplo: "Uma das pessoas que faz parte da cobertura é Paul Tracy, que em seu auge era a síntese de um piloto passional."
O CEO também tentou explicar o caso como o do último sábado: "Algumas pessoas tem especulado sobre se o que houve entre Ed Carpenter e Sage Karam em Iowa seria passível de punição com a nova regra, o que não é o caso. As mudanças não podem cruzar a linha da competitividade da Indy."
"Sentimos que é nossa responsabilidade distinguir sobre o que é uma declaração que denigre o nosso esporte ou algum outro piloto do que venha da intensa natureza competitiva da série. Esta regra é para garantir que temos autoridade para agir quando nós sentimos que é necessário", finalizou o dirigente.
Não fique de fora da centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis. Saiba como viver essa grande experiência clicando aqui
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.