O sonho do título de Helio Castroneves terminou em pesadelo. Porém, outro brasileiro deixou as 500 milhas de Fontana da forma que imaginou. Pela primeira vez na temporada, Tony Kanaan cruzou a linha de chegada na primeira colocação. O brasileiro, que largou somente na oitava posição, terminou o GP na ponta e triunfou pela primeira vez no ano.
A vitória de Kanaan facilitou para o novo campeão da temporada. Apesar do péssimo treino classificatório, Will Power, que entrou na última etapa como líder da temporada, assegurou o título pela primeira vez na carreira, após três vices-campeonatos, ao chegar na nona colocação, derrubando qualquer chance de conquista do brasileiro Helio Castroneves.
Pole-position, Helinho finalizou as 500 milhas de Fontana somente na 14ª posição. O brasileiro terminou a temporada 609 pontos, 62 a menos do que Power, que derrubou o estigma de vice para levantar pela primeira vez o troféu da temporada da Indy.
Terceiro postulante ao título, Simon Pagenaud completou a prova no circuito oval somente no 20ª posição. O francês, em virtude da fraca prova em Fontana, completou a temporada na quinta posição, com 565 pontos.
Scott Dixon finalizou o ano no terceiro posto com 604 pontos durante o ano, acumulados muito em virtude do segundo lugar na noite deste sábado. O veterano Juan Pablo Montoya, ex-F1, encerrou a disputa no quarto posto ao chegar no quarto posto nesta noite e encerrar a disputa com 586 pontos.
Classificação da prova:
1 - Tony Kanaan
2 - Scott Dixon
3 - Ed Carpenter
4 - Juan Pablo Montoya
5 - James Hinchcliffe
6 -Takuma Sato
7 - Ryan Briscoe
8 -Carlos Munoz
9 -Will Power
10- Josef Newgarden
11 - Marco Andretti
12 - Charlie Kimball
13 - Justin Wilson
14 - Helio Castroneves
15 -Jack Hawksworth
16 - Ryan Hunter-Reay
17 - Sebastian Saavedra
18 - Sebastien Bourdais
19 - Graham Rahal
20 - Simon Pagenaud
21 - Carlos Huertas
22 - Mikhail Aleshin (não disputou a prova)