Relato da corrida
Indy Milwaukee

Sebastien Bourdais voa em Milwaukee. Hélio Castroneves termina em segundo

Francês impôs ritmo alucinante na segunda metade da prova. Hélio fez brilhante corrida de recuperação, largando em último e garantindo pódio, o quinto da temporada.

Sébastien Bourdais, KV Racing Technology Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet

Dois nomes podem sair do Wisconsin de cabeça erguida, orgulhosos de seus trabalhos no fim de semana: Sebastien Bourdais, que venceu a etapa na milha de Milwaukee, trazendo um ritmo extremamente forte, e Hélio Castroneves, que teve que sair da última posição, por problemas na classificação e terminou em segundo lugar. Foi o quinto pódio da temporada. Graham Rahal ficou em terceiro e o líder do campeonato, Juan Pablo Montoya, em quarto. Tony Kanaan, que sempre esteve no pelotão da frente, terminou em sexto.

O colombiano permanece na ponta da Indy em 2015, com 54 pontos à frente de Will Power. Com o resultado, Hélio empatou com Rahal na terceira posição.

Na largada, o pole, Josef Newgarden manteve a ponta, com Tony Kanaan em segundo. Nas trinta primeiras voltas, Hélio Castroneves avançou para a 17° posição. Na volta 49, ele fez a primeira parada, na busca por uma melhor recuperação, junto com seus colegas de Penske. Kanaan fez sua parada na volta 55. Ryan Briscoe, que era o segundo colocado, teve problemas em sua parada, perdendo muito tempo nos pits. Após o ciclo completo de paradas em bandeira verde, Newgarden voltou à liderança, com Kanaan em quinto e Castroneves em 12°.

Um novo ciclo de paradas em bandeira verde começou na volta 98. Scott Dixon se aproveitou de um pit stop mais rápido e assumiu a ponta. 

A primeira bandeira amarela veio na volta 114, com James Jakes, que teve seu motor estourado. A maioria dos pilotos resolveram parar, com Dixon vencendo a batalha dos pits. Sebastien Bourdais, que tentou estratégia diferente, ficou na pista e assumiu a ponta pela primeira vez, quando começou a mostrar o poderio de seu carro.

A relargada foi dada na volta 131, com Bourdais mantendo a ponta, mas logo em seguida, Ryan Briscoe perdeu o controle do carro, levando junto com ele Will Power e ambos trouxeram a segunda bandeira amarela da tarde.

A competição retornou na volta 142, com Tony Kanaan pulando para a segunda posição, mas deixando Newgarden roubar seu lugar dez voltas depois. Uma nova rodada de troca de pneus e reabastecimento começou na volta 172. 

O líder, Sebastien Bourdais, estava com um ritmo tão acima dos seus concorrentes, que chegou a colocar uma volta de vantagem para o segundo colocado. Faltando 38 voltas para o fim, o francês fez sua última parada e conseguiu voltar ainda em primeiro.

Justin Wilson, com motor estourado ocasionou a última bandeira amarela, faltando 28 voltas para o fim. Como já havia parado antes, o Bourdais ficou na pista. Os dois brasileiros tiveram que ir para os pits, com Castroneves relargando em quarto e Kanaan em sétimo, faltando 19 voltas para o fim. Três voltas depois, Hélio chegou à segunda posição, com Bourdais ainda na ponta e garantindo a vitória com tranquilidade.

A próxima etapa da Indy será em Iowa, dia 18 de julho, às 21h, horário de Brasília.

Veja o resultado final da prova:

Posição Piloto
1 Sebastien Bourdais
2 Helio Castroneves
3 Graham Rahal
4 Juan Pablo Montoya
5 Josef Newgarden
6 Tony Kanaan
7 Scott Dixon
8 Marco Andretti
9 Simon Pagenaud
10 Ed Carpenter
11 Gabby Chaves
12 Charlie Kimball
13 Ryan Hunter-Reay
14 Takuma Sato
15 Carlos Munoz
16 Tristan Vautier
17 Jack Hawksworth
18 Justin Wilson
19 Sage Karam
20 Stefano Coletti
21 Ryan Briscoe
22 Will Power
23 James Jakes
24 Pippa Mann

Confira como está a nova classificação do campeonato:

Posição Piloto Pontos
1 Juan Pablo Montoya 439
2 Scott Dixon 385
3 Helio Castroneves 370
4 Will Power 369
5 Graham Rahal 369
6 Sebastien Bourdais 343
7 Marco Andretti 332
8 Tony Kanaan 314
9 Josef Newgarden 309
10 Simon Pagenaud 278
11 Charlie Kimball 266
12 Carlos Munoz 251
13 Takuma Sato 229
14 Ryan Hunter-Reay 227
15 James Jakes 197

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Josef Newgarden conquista a pole para Milwaukee
Próximo artigo História recente diz que Montoya não será campeão da Indy em 2015

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil