Jaguar I-Pace eTrophy chega ao fim após temporada 2020 devido ao impacto econômico da pandemia
Categoria foi lançada como apoio à Fórmula E em 2018 e é o primeiro campeonato internacional a ser encerrado como consequência da pandemia
O Jaguar I-Pace eTrophy, campeonato que corre como apoio em certas etapas da Fórmula E, chegará ao fim após a conclusão da temporada 2019-20, como consequência do impacto econômico causado pela pandemia da Covid-19.
A Jaguar fez um retorno ao automobilismo internacional com sua equipe na F-E em 2016, e a categoria de carros de turismo foi lançada em 2018, com um acordo original de três anos de duração.
A temporada inaugural, 2018-19, teve dez etapas, contra oito em 2019-20, antes do calendário ser impactado pela pandemia. O grid também reduziu de um ano para o outro, de 12 para 10, divididos entre seis equipes, além dos pilotos convidados a cada etapa.
Desde o início, o Brasil foi uma presença forte no campeonato. Em 2018-19, Sérgio Jimenez e Cacá Bueno venceram três provas cada, de 10 etapas no total, garantindo o primeiro e segundo lugares no campeonato, com Jimenez levantando o título. Na atual temporada, Jimenez já havia conquistado duas vitórias em três corridas e lidera o campeonato com seis pontos de vantagem sobre o neozelandês Simon Evans.
O chefe da equipe Jaguar na F-E, James Barclay falou sobre a decisão: "A categoria atingiu vários dos objetivos que tínhamos propostos. Porém, durante esse período inédito da pandemia do coronavírus, precisamos revisar nossa estratégia, e tomamos a decisão de encerrar o Jaguar I-Pace eTrohpy após duas temporadas bem sucedidas".
"Nós nos mantemos totalmente comprometidos com o automobilismo elétrico e nosso programa da Jaguar na Fórmula E, que é uma parte importante de nossa transição para a mobilidade elétrica".
"Mal posso esperar pelo retorno da Fórmula E do eTrophy quando for seguro para nossa equipe, parceiros e fãs".
Um comunicado divulgado para Jaguar confirmou que o campeonato irá acabar "após a última corrida dessa temporada". Porém, a atual temporada da F-E está suspensa até o fim de junho e, no momento, não há mais provas marcadas, após os cancelamentos dos ePrix de Nova York e Londres.
Segundo o Autosport, a categoria está negociando com a direção de circuitos permanentes pela Europa para receber etapas.
O CEO da F-E, Jamie Reigle, comentou sobre o fim da categoria: "A Jaguar é uma ótima parceira dentro e fora das pistas. O sucesso do eTrophy e o pioneirismo tecnológico da Jaguar, desenvolvido através da Fórmula E é um testamento de suas capacidades como marca".
"Nós da Fórmula E tivemos a felicidade de apoiar esse projeto, que mostra como permitimos nossos parceiros usar nossa plataforma para acelerar a adoção de veículos elétricos".
"Nós estamos felizes de continuar trabalhando com a Jaguar Racing em seu programa na Fórmula E".
Autosport apurou que a F-E tem interesse em encontrar uma nova categoria que sirva de apoio em seus eventos. Mas, no momento, não há nenhum outro campeonato ou montadora alinhado para substituir a Jaguar e o eTrophy.
O eTrohpy é a primeira categoria internacional do esporte a motor a ser encerrada como um resultado direto da crise sanitária atual.
Confira fotos do eTrophy no México, última prova realizada até o momento
VÍDEO: Reginaldo Leme avalia dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.