Sobrinho de Barrichello se espelha em lenda da NASCAR
Felipe Bartz, mais conhecido como Pipe, filho da irmã de Rubinho, começa a fazer sucesso no kart e tem como ídolo Jeff Gordon
Felipe Bartz tem apenas 10 anos e é filho de Renata Barrichello, irmã de Rubens Barrichello. O garoto já compete no kart, inclusive contra o filho de Rubinho, Fernando Barrichello. Com uma família tão ligada ao automobilismo, seria correto afirmar que "Pipe" - como é chamado - tem como maior ídolo, o tio, certo? Errado!
Contrariando lógica, Felipe é fanático por Jeff Gordon, lenda da NASCAR que se aposentou no domingo. O garoto acompanhava todas as corridas do piloto e ostenta em seu kart o número #24, inclusive quando foi vice-campeão do Florida Winter Tour, uma das principais competições de kart dos Estados Unidos.
A família do garoto ainda custa a entender como surgiu o interesse, já que a NASCAR não é a categoria mais popular do Brasil. Segundo o pai, há uma possível explicação.
"Fazíamos viagens a Orlando com certa frequência, acredito que ao ver as corridas de Gordon na TV, ele tenha se impressionado e dessa forma começou a acompanhar a carreira dele", disse Christian Bartz, pai de Felipe, que também é piloto.
O fanatismo de Pipe já rendeu situações inusitadas. Correndo com o número #24, o garoto já teve que lidar com a "fama" que o número representa no Brasil. Numa das competições, outros garotos mais velhos começaram a fazer brincadeiras com o menino durante um briefing. Sem entender, Pipe perguntou: ' Qual o problema? Vocês não gostam do Jeff Gordon?'. Uma simples pergunta acabou desconcertando todos aqueles que viam outras razões na simples escolha de um número.
Encontros inesquecíveis
O primeiro grande encontro entre fã e piloto aconteceu em Daytona, em 2010, quando Felipe tinha apenas cinco anos. Ali, eles conversaram, tiraram fotos e o garoto ficou ainda mais fã de Gordon, pela atenção que o tetracampeão teve com ele.
Cinco anos depois, em Homestead-Miami, na final da NASCAR e na corrida de despedida de Gordon, Felipe fez questão de comparecer ao oval para tentar ver seu ídolo na pista pela última vez. Para surpresa geral, mesmo com muitas pessoas cercando o piloto e com um batalhão de jornalistas e fotógrafos, Jeff Gordon reconheceu Felipe e conversou com o garoto novamente. E mais: durante coletiva de imprensa, o veterano chegou a citar "Pipe", dizendo que era para os jornalistas ficarem de olho nele.
"Acompanhar a última corrida do Jeff Gordon em Homestead foi muito especial, estava torcendo muito para ele ganhar", comentou Felipe.
"Ele já tinha sido bem atencioso quando o conheci em 2010 e agora foi legal, porque ele me reconheceu e perguntou como estavam minhas corridas. Nunca vou esquecer esse fim de semana!"
"Estou triste porque ele decidiu parar, mas acho que entendo, porque depois de tantos anos e títulos, ele pode estar um pouco cansado, ainda mais porque na NASCAR tem corridas quase todos os finais de semana do ano."
"Agora, vou continuar acompanhando a NASCAR, mas ainda não sei para quem será a minha torcida", complementou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.