Últimas notícias
Le Mans 24 Horas de Le Mans

Após desclassificação, Fraga lamenta perda da vitória em Le Mans

Vencedor na classe GTE Am, Ford GT #85 da Keating Motorsports foi desclassificado após irregularidades nos níveis de combustível

#85 Keating Motorsports Ford GT: Ben Keating, Jeroen Bleekemolen, Felipe Fraga

Em função de irregularidades no abastecimento, o Ford GT #85 da Keating Motorsports foi desclassificado das 24 Horas de Le Mans, perdendo a vitória conquistada na pista na classe GTE Am no último fim de semana.

Leia também:

Piloto da Cimed na Stock Car, o brasileiro Felipe Fraga integrou o trio vencedor em Le Mans e lamentou a decisão: "Nosso carro estava suportando 96,1 litros. Nas regras, dizia que só podia suportar 96 litros, então, por causa de 100ml, a gente perdeu a nossa vitória. É uma pena".

 

"Mediram com seringas muitas vezes até conseguirem desclassificar a gente. Não tem muito o que falar. Não cabe a mim ficar aqui reclamando do mundo e de tudo. Vida que segue, vou continuar comprometido com o meu trabalho. Esse é o ano que estou mais dedicado na minha vida e vou continuar motivado. Um dia eu vou poder voltar lá para poder vencer essa corrida", completou o mais jovem campeão da Stock Car, em 2016.

Após a corrida, fiscais verificaram que a máquina # 85 tinha uma capacidade de tanque de combustível 0,1 litros maior que o máximo permitido, como dito por Fraga. Além disso, o tempo de reabastecimento do Ford GT foi 0,6 segundos mais rápido do que os 45 segundos obrigatórios.

Um dos companheiros do brasileiro, o holandês Jeroen Bleekemolen também comentou a situação: "As regras são conhecidas, todo mundo sabe que um tanque de combustível pode ter uma certa capacidade. Uma marca consome mais do que outra, o outro reabastece mais rápido do que o um. Conhecemos essas regras, mas é claro que tentamos ultrapassar os limites. Você quer reabastecer o mais rápido possível, mas legalmente".

"A equipe verificou várias vezes que tudo estava de acordo com as regras. Durante a corrida, os componentes podem mudar marginalmente devido à temperatura e pressão e é por isso que fomos pegos. Não tivemos vantagem, mas esse não é o ponto. A regra está lá e eles têm que colocar um limite em algum ponto. E, olhando para trás, talvez devêssemos ter tido uma margem um pouco maior", admitiu.

#85 Keating Motorsport, Ford GT: Ben Keating, Jeroen Bleekemolen, Felipe Fraga

#85 Keating Motorsport, Ford GT: Ben Keating, Jeroen Bleekemolen, Felipe Fraga

Photo by: Joe Portlock / LAT Images

Bleekemolen, porém, sugeriu que o organizador da corrida, Automobile Club de l'Ouest, estava procurando uma maneira de garantir que o esquadrão Keating não acabasse ganhando sua classe. "Eu nunca vi os fiscais procurando por algo até tarde da noite de segunda-feira", disse. "Durante a corrida, coisas loucas aconteceram também.

"Mas, por outro lado, cabe a nós ter certeza de que tudo está certo e que não há nada a ser encontrado; 99,99% estava bem. Talvez outros tenham se safado, mas essa é uma pergunta que você não pode responder".

Bleekemolen pede retorno da Keating em 2020

O holandês admitiu que a desqualificação "dói muito" e descreveu-a da seguinte forma: "a coisa mais pesada em termos de experiência e emoções que eu já experimentei em corridas". Mas o piloto disse que o time tem de retornar a Le Mans no ano que vem para vingar sua exclusão.

"Há duas coisas que você pode fazer: ficar muito irritado e não voltar, ou voltar para vencer em 2020", disse ele. "Temos uma equipe muito boa e acho que devemos voltar. Nós mostramos que podemos vencer, e agora temos que ter certeza de que a vitória realmente vai contar. Ontem à noite eu estava realmente frustrado. Nesta manhã eu não acordei muito bem também, mas não há nada que eu possa fazer sobre isso. Você tem que continuar".

#85 Keating Motorsports Ford GT: Ben Keating, Jeroen Bleekemolen, Felipe Fraga takes the checkered flag

#85 Keating Motorsports Ford GT: Ben Keating, Jeroen Bleekemolen, Felipe Fraga takes the checkered flag

Photo by: Rainier Ehrhardt

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Diário do Farfus em Le Mans: Na certeza de que novos projetos virão
Próximo artigo Coluna do Vicente Sfeir: Sucesso em Le Mans mostra que o Brasil segue muito bem, obrigado!

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil