Buemi: formato de classificação em Le Mans é "uma piada"
Sébastien Buemi teceu críticas ao formato de classificação para as 24 Horas de Le Mans, com o tráfego o atrapalhando nas tentativas de volta rápida durante as sessões de definição do grid para a prova
Com formato diferente das demais etapas do Mundial de Endurance, a classificação para as 24 Horas de Le Mans possui três sessões distintas e os carros de todas as classes entram juntos na pista, sem divisão entre GTs e protótipos.
Tal formato não agrada a Sébastien Buemi. Antes das sessões da última quinta-feira (16), que culminaram na pole e recorde de Kamui Kobayashi - em uma volta praticamente livre de tráfego - Buemi disse que conseguir a volta perfeita em La Sarthe é uma loteria.
"Odeio essas sessões de classificação porque sinto que tem se tornado cada vez mais uma piada, pois há o tráfego e você precisa de sorte para conseguir algo decente", contou o suíço, que larga em segundo na prova em La Sarthe.
“Nenhum LMP1 conseguiu uma volta limpa na quarta-feira, todos perderam pelo menos um segundo devido ao tráfego", afirmou.
Para o suíço, a organização da prova deveria fazer algo semelhante ao formato das classificações nas demais etapas do WEC. "Sinto que eles deveriam atualizar o regulamento e fazer algo semelhante ao que temos no WEC, com GT e protótipos andando separadamente."
"Todos querem estar na pole em Le Mans, pois é algo grande, mas é difícil conseguir isso nessa bagunça", disparou.
Buemi destaca a diferença de velocidade entre os protótipos e os GTs como fator determinante, além do modo como os pilotos de GT defendem a posição na pista.
"O problema é que eles também estão na corrida deles e querem fazer o melhor", disse. "Ninguém se importa com os demais. Os rapazes da GT não gostam de serem ultrapassados nas freadas ou nas curvas, pois perdem tempo. Nas curvas Porsche eles colocam o carro no meio da pista às vezes, para garantir que você não vai ultrapassá-los", contou.
"Às vezes, porém, você consegue evitar os carros deles no último minuto. Eles não gostam, ficam irritados e começam a te bloquear. Alguns GTs estão até dispostos a perder tempo para garantir que você não vai passar, é uma palhaçada", disparou.
"A diferença de velocidade entre nós e eles é enorme. Quando você entra nas curvas Porsche, você está a mais de 270 km/h, enquanto eles não passam de 190 km/h. Quando você chega atrás deles, não consegue acreditar", acrescentou.
"O bom seria que os carros de GT fossem mais velozes nas curvas. Não me incomodo com a diferença nas retas, é fácil passar eles ali. Mas nas curvas você não consegue", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.