Conheça a trajetória dos brasileiros que fizeram história nas 24h de Le Mans
Em dia histórico para o automobilismo brasileiro, André Negrão, Daniel Serra e Felipe Fraga conquistaram vitórias em três das quatro categorias da lendária prova
O Brasil teve um fim de semana histórico em Le Mans durante a tradicional prova das 24 horas. Três das quatro categorias foram vencidas por brasileiros. As vitórias aconteceram nas categorias LMP2, GTE-Pro e GTE-Am, conquistadas respectivamente por André Negrão, Daniel Serra e Felipe Fraga.
André Negrão nasceu em São Paulo e tem 26 anos. O paulistano passou por várias modalidades de Fórmula Renault 2.0 e 3.5 na Europa, entre 2008 e 2015. Depois teve passagens pela GP2, a atual F2, pela Indy Lights e desde 2017 compete pela Signatech Alpine Matmut no mundial de Endurance da FIA, o WEC, na modalidade LMP2, na qual correm apenas carros protótipos.
André talvez seja quem atingiu o feito mais impressionante neste fim de semana, pois além de vencer a corrida, ele e seus companheiros, Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet, ainda garantiram o título do Mundial do WEC na LMP2, guiando pelo carro #36 da Alpine. Além disso, Negrão já havia vencido a prova em 2018.
Veja a comemoração dos pilotos da Alpine em Le Mans:
Daniel Serra é o atual bicampeão da Stock Car Brasil e migrou direto da Fórmula Renault, onde correu de 2002 à 2005, para a categoria máxima do turismo nacional. O paulistano de 35 anos disputou algumas provas do WEC pela Aston Martin em 2017 e já havia faturado as 24 horas de Le Mans naquele ano, na categoria GTE-Pro, a mesma na qual venceu em 2019 com a equipe AF Corse, pilotando a Ferrari #51. A GTE-Pro utiliza carros esportivos de fabricantes como Porsche, Ford e BMW.
Veja Daniel Serra recebendo a bandeirada:
Felipe Fraga, fez em 2019 sua primeira participação na prova de Le Mans e atingiu o sucesso imediato pilotando na categoria GTE-Am. O piloto de Tocantins, que nasceu em 1995, se tornou em 2016 o piloto mais jovem a ser campeão da Stock Car Brasil, depois de também migrar direto da Fórmula Renault para os carros de turismo. Fraga ainda foi campeão em 2013 da Stock Car Light em seu ano de transição dos monopostos para o turismo.
Veja Momento que o carro #85 de Fraga cruza a linha de chegada:
Além dos três vitoriosos, mais um brasileiro subiu ao pódio em Le Mans: Rodrigo Baptista foi o terceiro colocado da modalidade GTE-Am, pilotando uma Ferrari 488 da JMW Motorsport.
Outros brasileiros participaram da prova:
Bruno Senna foi o representante do país na categoria LMP1, no entanto, os carros da Rebellion Racing enfrentaram vários problemas no fim de semana e não foram páreo para as Toyota, que fizeram a dobradinha da prova com vitória de Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima. Senna terminou a prova na quarta colocação. Augusto Farfus da BMW foi o 11º e Pippo Derani da Risi Competizione o 12º, ambos na categoria GTE-Pro.
Ao Brasil agora, só falta a vitória na principal modalidade, a LMP1, na qual o melhor resultado de um representante do país foi o segundo lugar de Lucas Di Grassi em 2014.
Veja galeria exclusiva de Imagens dos brasileiros em Le Mans:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.