Diogo Moreira pode ser campeão da Moto2 já em Portugal; confira matemática para o título
Brasileiro chega à penúltima etapa da temporada 2025 na liderança do campeonato pela primeira vez
O Mundial de Motovelocidade volta a acelerar neste fim de semana, retornando ao Velho Continente para as duas etapas da temporada 2025. E no GP de Portugal, em Portimão, Diogo Moreira chega pela primeira vez como líder do campeonato, e já tendo chance de conquistar o título da Moto2 de forma antecipada.
Com a promoção já garantida para a MotoGP em 2026, com a LCR Honda, Diogo tem o primeiro match point da temporada, mas depende de uma combinação de resultados para isso.
Moreira vive um ano estelar na Moto2, marcado pela regularidade. Das 20 corridas já disputadas neste ano, o brasileiro da equipe Italtrans terminou 15 delas no top 5, incluindo três vitórias, três segundos lugares e dois terceiros. Para além disso, ele soma três abandonos no ano (Argentina, Alemanha e República Tcheca), uma corrida sem pontuar (Austin, devido à estratégia errada de pneus) e uma fora do top 10 (Catalunha).
O segundo semestre de Moreira o credenciou para a briga pelo título, tendo superado o então líder, Manu González, em sete das oito provas disputadas desde o fim da pausa de verão. Com cinco pódios neste período (incluindo duas vitórias), Diogo superou em muito a pontuação de González, que terminou no top 3 em apenas uma prova desde o GP da Áustria.
Na última etapa, na Malásia, Diogo não teve uma boa classificação e vinha em uma corrida de recuperação, buscando manter González em sua mira, até que o espanhol sofreu um desequilíbrio, caindo da moto. Por mais que ele tivesse conseguido retornar à prova, terminou apenas em 25º, contra o quinto lugar do brasileiro. Com isso, Moreira chega a Portimão com 256 pontos contra 247 do espanhol, nove a mais.
Ainda há 50 pontos em jogo nas duas etapas restantes do campeonato (Portimão neste fim de semana e Valência no próximo). Para sair de Portugal com o título, Diogo precisa aumentar sua vantagem na liderança para 26 pontos em relação a todos os outros pilotos que ainda estão matematicamente vivos na briga.
Ainda sonham com o título: Barry Baltus, com 221, Jake Dixon com 215 e Arón Canet, com 213. Em relação a Dixon e Canet, Diogo precisa apenas manter a diferença que já possui na liderança, enquanto para Baltus, basta fazer um ponto a mais.
Olhando especificamente para González, seu rival mais direto, há apenas dois cenários para Diogo fechar o título em Portugal: vitória do brasileiro com o espanhol no máximo em oitavo, ou terminar em segundo, com González ficando de 13º para baixo.
Caso Diogo Moreira confirme o título da Moto2, seria um momento histórico para o esporte a motor brasileiro, já que nunca tivemos um brasileiro campeão mundial em uma categoria de duas rodas.
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.