Moto3: Rueda é operado em Barcelona após grave acidente na Malásia
Espanhol não deve participar das duas etapas finais da temporada, focando em sua recuperação plena para a estreia na Moto2 em 2026
O já campeão da Moto3 2025, José António Rueda, passou por uma cirurgia bem-sucedida na mão em Barcelona após o grave acidente antes da largada do GP da Malásia, no qual Noah Dettwiler também esteve envolvido.
A operação, realizada pelo Dr. Xavier Mir na clínica Dexeus, em Barcelona, envolveu a inserção de placas no polegar e na segunda e terceira falanges da mão direita, bem como na base do rádio. O objetivo agora é preparar Rueda e deixá-lo pronto, em perfeita forma, para a temporada de 2026, com o espanhol subindo para a Moto2.
A lesão de Rueda, assim como a de Dettwiler, deve-se ao terrível acidente ocorrido em Sepang, onde, aliás, foi necessário tratamento de emergência na pista devido à parada cardíaca do suíço. O espanhol, além da fratura na mão, não sofreu nenhum outro ferimento grave. Depois de quatro dias no hospital em Kuala Lumpur, ele foi transferido para uma clínica particular para fazer mais exames e monitorar de perto as costelas e os pulmões machucados.
Na sexta-feira, o piloto da equipe Ajo retornou à Espanha e foi submetido a uma cirurgia na segunda-feira. Agora Rueda está internado na Dexeus, em Barcelona, para o pós-operatório e também para tratar de uma pequena fratura na escápula observada após uma ressonância magnética feita na mesma clínica. Nesse caso, não será necessária nenhuma cirurgia, apenas repouso.
Assim que receber alta, Rueda voará para Sevilha para continuar sua convalescença com sua família. Na declaração emitida esta manhã, a equipe Ajo queria agradecer a várias pessoas que ajudaram os pilotos envolvidos após o terrível acidente na Malásia.
"A Red Bull KTM Ajo gostaria de agradecer a todos que contribuíram para a recuperação de Jose Antonio até o momento, incluindo toda a equipe médica do MotoGP e do Circuito Internacional de Sepang, bem como aqueles no hospital de Kuala Lumpur e nas instalações da Dexeus".
"Da mesma forma, gostaríamos de agradecer a toda a comunidade da MotoGP pelo apoio, desde os membros do paddock até outras organizações, equipes, pilotos e fãs. Queremos transmitir toda a nossa força e energia ao nosso piloto. Temos certeza de que ele voltará mais forte do que nunca após esse contratempo no final de sua melhor temporada no paddock da MotoGP, onde o vimos vencer seu primeiro Mundial".
"Estamos muito orgulhosos de você, José, e estamos ansiosos para vê-lo de volta ao paddock. Estamos ansiosos para continuar a escrever essa história juntos. A equipe também gostaria de expressar suas condolências a Noah Dettwiler, sua família, seus amigos e todos os membros da CIP Green Power, neste momento tão difícil para todos. Desejamos a ele uma rápida recuperação e um rápido retorno ao paddock".
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.