VÍDEO: Acidente grave na Moto3 adia provas da Moto2 e MotoGP na Malásia; veja horários
Campeão da Moto3, José Antonio Rueda, e outro piloto da categoria, Noah Dettwiler, precisaram ser levados de helicóptero para hospital próximo de Sepang
O domingo de corridas no GP da Malásia começou com uma batida muito violenta entre o campeão da Moto3, José Antonio Rueda, e outro piloto da categoria, Noah Dettwiler. Os 26 jovens pilotos programados para participar do evento de Sepang estavam completando suas voltas de preparação quando o incidente ocorreu na saída da curva 3 do circuito de Sepang. Com isso, as corridas da Moto3, Moto2 e MotoGP foram adiadas e remanejadas para novos horários.
O piloto suíço Noah Dettwiler (CIP Green Power) estava em marcha lenta por algum motivo ainda não explicado quando foi atingido de frente por José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) que vinha atrás dele.
Poucas imagens foram divulgadas, mas o campeonato foi rápido em informar que os dois homens estavam conscientes quando os serviços de emergência chegaram ao local. Após cerca de meia hora, Rueda e Dettwiler foram levados de helicóptero para um hospital próximo, mas não se sabe até o momento quais ferimentos eles podem ter sofrido.
Em nota publicada nas redes sociais, a equipe de Dettwiler, a CIP Green Power, disse que ele estava sendo submetido a uma cirurgia após o grave acidente: "Esta manhã, durante a volta de observação em Sepang, nosso piloto Noah Dettwiler se envolveu em um grave acidente. Ele foi levado para o hospital em Kuala Lumpur e precisará passar por várias cirurgias".
"Ele está em boas mãos e pedimos gentilmente que respeitem sua privacidade. Não compartilharemos mais detalhes neste momento. Noah é um verdadeiro lutador, e toda a equipe da CIP Green Power o apoia. Nós os manteremos informados assim que possível".
O jornal suíço Blick conversou com o pai de Dettwiler, que está a caminho da Malásia, afirmando que o piloto sofreu múltiplas paradas cardíacas e que perdeu muito sangue, com lesões nos pulmões e no baço.
Enquanto isso, o outro piloto envolvido no incidente, Rueda, está "acordado e alerta", com a MotoGP e sua equipe confirmando que Rueda está em boas condições.
A equipe, Red Bull KTM Ajo, confirmou que Rueda não corre nenhum perigo grave, embora seus ferimentos incluam uma fratura e uma concussão grave: "Após a colisão entre José Antonio Rueda e Noah Dettwiler na saída da Curva 3 durante a volta de reconhecimento da Moto3, o piloto da Red Bull KTM Ajo sofreu uma fratura na mão. Rueda está acordado e consciente no hospital".
Mais tarde, a equipe acrescentou: "Foi determinado que Rueda não sofreu ferimentos graves na cabeça ou no tronco, embora tenha sofrido uma concussão grave com o impacto. Ele permanece em observação, aguardando mais testes em sua mão e braço".
A corrida de Moto3 estava prevista para começar às 12h, horário local. Uma hora após o acidente, a bandeira vermelha ainda estava acionada, mas agora se sabe que a corrida começará às 13h40, horário local (2h40 no horário de Brasília). Também foi esclarecido que a distância da corrida será reduzida para dez voltas, em vez das 15 inicialmente planejadas.
A corrida de MotoGP será realizada às 15h locais (4h no horário de Brasília), com uma distância inalterada de 20 voltas. Quanto à corrida de Moto2, inicialmente programada para as 13h15, horário local, ela só será realizada após a corrida da categoria rainha, às 16h30, horário local (5h30 no horário de Brasília), e com as 17 voltas inicialmente programadas.
José Antonio Rueda conquistou o título do campeonato de Moto3 no início do mês, durante o GP da Indonésia. Membro da KTM GP Academy, ele está em sua terceira temporada mundial e completará 20 anos dentro de alguns dias, a mesma idade de Noah Dettwiler. Este último está competindo pela CIP desde a última temporada.
Noah Dettwiler (CIP Green Power)
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.