MotoGP: 'Objetivo do momento é vencer Álex Márquez', diz Bagnaia
Italiano acredita que vice-campeonato ainda é possível, mesmo com vantagem de 66 pontos do piloto da Gresini

Francesco Bagnaia estabeleceu a meta de ultrapassar Álex Marquez e terminar em segundo lugar na classificação da MotoGP de 2025, depois de vencer a sprint e a corrida principal do GP do Japão. Foi a primeira vitória dupla do italiano desde o final da temporada de 2024, em Barcelona.
Isso marcou uma recuperação impressionante para o bicampeão, que não conseguiu marcar um único ponto duas semanas antes, em Misano, e se classificou apenas em 21º na rodada anterior em Barcelona.
Enquanto seu companheiro de equipe, Marc Márquez, conquistou o título deste ano no Japão, o vice-campeonato continua em disputa, tendo Álex Marquez no segundo lugar, com 66 pontos de vantagem sobre Bagnaia.
Embora essa possa parecer uma meta ambiciosa, Bagnaia na verdade ganhou 27 pontos em relação ao piloto da Gresini em Motegi, já que o Márquez mais jovem teve um fim de semana excepcionalmente ruim, terminando em sexto lugar. Perguntado se a campanha de 2026 começa agora, o italiano disse: "Agora é 2025. Ainda tenho a possibilidade de terminar em segundo lugar no campeonato".
"É verdade que [há uma diferença de] 66 pontos com apenas cinco corridas pela frente, mas o objetivo é fazer o máximo. Eu realmente espero chegar à Indonésia da mesma forma que estava me sentindo aqui e tentar lutar contra Álex. Esse é o objetivo correto no momento", continuou.
Bagnaia admitiu no Japão que estava "irritado" por não ter encontrado uma solução para seus problemas mais cedo, já que "teria sido um campeonato diferente" caso estivesse no ritmo certo logo de cara.
Embora a Ducati não tenha revelado publicamente o que mudou na moto, é de conhecimento geral que ela incorporou certos elementos da GP24 em sua máquina 2025. O italiano disse que precisa de uma ou duas corridas para confirmar o progresso que ele e a Ducati fizeram no teste de Misano, mas espera poder continuar a mostrar a mesma velocidade na última etapa da temporada.
"Não é convincente, mas eu realmente espero que seja assim", disse ele. "Acho que meu potencial é aquele [que mostrei em Motegi], de lutar pela vitória, por um pódio a cada fim de semana de corrida", falou, chegando a citar também que "tem a melhor moto do grid".
"Acho que o potencial é esse e não o que eu estava mostrando nos últimos GPs. Eu realmente espero que tudo continue funcionando até Valência e depois, com o teste, para entender o que é melhor para continuar no próximo ano", acrescentou.
Álex Márquez: "Agora posso me concentrar em mim mesmo"

Alex Marquez, Gresini Racing, Marc Marquez, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Em Motegi, Álex Márquez era o único piloto que poderia negar ao irmão o título de 2025 da MotoGP, com Bagnaia já fora da disputa naquele momento. Mas, de um jeito não muito usual, o piloto da Gresini teve um fim de semana complicado, não indo direto ao Q2 e se classificando em oitavo lugar. Além disso, não pontuou na sprint e foi apenas sexto no GP.
O Márquez mais novo disse que estava muito feliz por ver o irmão mais velho conquistar mais um campeonato mundial no domingo, mas também aliviado por finalmente voltar a se concentrar na própria campanha.
"Eu realmente queria estender o campeonato, chegar à Indonésia, diminuir um pouco a diferença para Marc, e tudo isso me afetou um pouco", admitiu. "Não pilotei como deveria, estava muito rígido durante todo o fim de semana, então tudo piorou".
"Quando Marc cruzou a linha de chegada e eu vi que ele estava vencendo, foi como um vazio no meu estômago, um 'é isso, agora posso me concentrar em minhas próprias coisas'. Quando ele terminou a corrida eu era o irmão mais feliz do mundo, porque se alguém merece isso, é ele", continuou. "Agora é hora de comemorar, mas ainda tenho trabalho a fazer e uma missão pela frente".
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.