10 anos: lembre dia que Rossi homenageou 'Azzurra' no pódio
Uma semana após tetra da Itália na Copa do Mundo, 'Doutor' saiu de 10º no grid para vitória em corrida emocionante







Uma das grandes corridas da carreira de Valentino Rossi completa uma década neste final de semana em Sachsenring. O circuito alemão foi palco de quatro vitórias do italiano na MotoGP. A última delas foi em 2009, mas a mais emocionante foi três anos antes.
Saindo de 10º no grid de largada, o 'Doutor' enfrentava um desafio que prometia ser bastante complicado para a Yamaha devido às características únicas do autódromo de Sachsenring. Com dez curvas para a esquerda, três para a direita e poucas retas, a YZR-M1 tinha grandes problemas.
O italiano fez mágica e foi a melhor das quatro Yamahas na classificação. As outras três, de Colin Edwards, Carlos Checa e James Ellison, largavam respectivamente de 14º, 11º e 17º.
Ignorando os problemas técnicos, Valentino escalou o pelotão e se viu lutando contra Nicky Hayden, Dani Pedrosa e Marco Melandri a partir da metade da prova. Com motos de fábrica da Honda, o trio ganhava de Valentino no equilíbrio, enquanto que o italiano lutava bravamente para se manter no mesmo ritmo.
Mas Rossi não só se manteve com os três até o fim da corrida como os derrotou de maneira heroica. Afinal de contas, Rossi cruzou a linha de chegada com apenas 0s145, 0s266 e 0s307 à frente de Melandri, Hayden e Pedrosa respectivamente.
Não bastasse a grande alegria para os italianos, Rossi ainda homenageou a 'Azzurra' na comemoração. A seleção havia tetracampeã do mundo uma semana antes sobre a França bem perto dali, em Berlim.
O 'Doutor' foi ao pódio com a camisa 23 de Marco Materazzi, famoso por ter recebido uma cabeçada de Zinedine Zidane durante o jogo final após ter ofendido o francês. Materazzi inclusive é amigo pessoal de Valentino até hoje.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.