Brasil voltará a receber MotoGP pela primeira vez desde 2004; relembre história
Principal categoria do motociclismo mundial já passou por três cidades do país, incluindo Goiânia
Agora é oficial! A MotoGP retorna ao Brasil em 2026, após uma ausência de 22 anos, com o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, sendo o palco escolhido para a volta da principal categoria do motociclismo mundial ao nosso país.
Mesmo sendo um país de pouca tradição no cenário do motociclismo mundial, o Brasil tem uma história relativamente considerável dentro do Mundial de Motovelocidade, tendo sediado 13 GPs ao longo dos 75 anos de história do campeonato. E o Motorsport.com relembra esta trajetória:
1987 a 1992: GP do Brasil
A primeira visita da MotoGP ao país veio em 1987, com Goiânia recebendo a primeira edição do GP do Brasil. Naquela época, o Mundial contava com quatro classes (500, 250, 125 e 80) mas, nesta visita, apenas as duas principais correram. O australiano Wayne Gardner e o francês Dominique Sarron deram à Honda as vitórias na 500cc e 250cc, respectivamente.
Alex Barros já fazia parte do grid do Mundial, em sua segunda temporada completa, mas competia na 80cc e, com isso não disputou a prova do Brasil.
O Mundial ainda visitou Goiânia em 1988 e 1989, com Barros correndo oficialmente pela 250cc em 88, mas abandonando em sua estreia em solo brasileiro, com Honda, Yamaha e Suzuki dividindo as vitórias em solo brasileiro.
Problemas organizacionais tiraram Goiânia do calendário em 1990, e o Mundial teve um hiato de dois anos sem correr no Brasil. O retorno veio de forma isolada em 1992, com o paddock se voltando para Interlagos.
No circuito da capital paulista, Wayne Rainey foi o vencedor nas 500cc, enquanto Alex Barros foi o oitavo colocado com a Cagiva. O grid contava ainda com outros nomes que fizeram história no Mundial, como Àlex Crivillé, Kevin Schwantz, Randy Mamola, Mick Doohan, Max Biaggi e Alberto Puig, hoje chefe da Honda na MotoGP.
Valentino Rossi, Repsol Honda Team
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
1995 a 2004: GP do Rio de Janeiro
Com Interlagos tendo vida curta no Mundial, começou uma movimentação para levar a categoria ao Rio de Janeiro, e o projeto se concretizou em 1995, com o Autódromo de Jacarepaguá sediando em 17 de setembro a primeira edição do GP do Rio de Janeiro, com vitórias de Luca Cadalora (Yamaha) nas 500cc, Doriano Romboni (Honda) nas 250cc e Masaki Tokudome (Aprilia) na 125cc.
Com a exceção de 1998, o Mundial esteve presente em Jacarepaguá até 2004, com Valentino Rossi sendo o recordista de vitórias na pista carioca, com seis triunfos, sendo uma na 125cc, uma na 250cc e quatro na 500cc / MotoGP.
2018: Tentativa frustrada de retorno
Em 2018, a Dorna assinou um "acordo preliminar" com a Rio Motorsports para o retorno da MotoGP ao Brasil a partir de 2021 no Rio de Janeiro. Com a demolição de Jacarepaguá para a construção do Parque Olímpico da Barra, a prova seria realizado no prometido Autódromo de Deodoro.
Mesmo com a indefinição sobre a construção de Deodoro, a MotoGP chegou a bancar o retorno da categoria ao Brasil em 2022. Mas, como o autódromo nunca chegou a sair do papel, a prova foi oficialmente engavetada.
MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.