Coluna do Mamola: Rossi pode mesmo bater Viñales e Márquez?
Contrariando todos os prognósticos após uma pré-temporada difícil, Valentino Rossi lidera temporada 2017 da MotoGP após três etapas; Randy Mamola availa que italiano terá de fazer mais para chegar ao décimo título
Quem imaginaria há dois meses que Valentino Rossi chegaria em Jerez como o líder da temporada 2017 da MotoGP? Eu não, especialmente após ver como foi a pré-temporada e o quanto ele sofreu para se adaptar à versão 2017 da M1 - com a qual ele ainda não se sente completamente confortável, diferente de Maverick Viñales.
Entrentanto, liderar o campeonato mesmo sem ser o mais veloz é algo típico de gênios como ele, um piloto capaz de desafiar a perda de fôlego esperada para quem se aproxima dos 40 anos e usar a experiência acumulada por ele nos últimos 20 anos.
Nestas duas décadas, deixando os títulos de lado, Rossi se viu em várias situações que o permitem ler o campeonato melhor do que qualquer um.
Rossi está maximizando todos os recursos que possui e se aproximando de Viñales e Marc Márquez - dois pilotos que, teoricamente, deveriam lutar pelo título. No Catar, o italiano terminou em terceiro, a menos de dois segundos de Maverick; na Argentina, ele foi o segundo, a 1s9 do companheiro de equipe; e em Austin, Rossi terminou em segundo, com três segundos o separando de Márquez.
Essas são indicações do quão perto ele está de uma vitória que, por que não, pode vir no próximo final de semana, em Jerez - como aconteceu no ano passado.
De qualquer forma, se algo ficou claro nestas três primeiras corridas é que o campeonato será decidido na consistência - e este é um aspecto em que o 'Doutor' brila. O que quero dizer é que ninguém sabe melhor do que ele quando se contentar com o segundo, terceiro ou quarto lugar quando ele sabe que não pode vencer.
Claro que se ele se sentir confiante o suficiente para buscar uma vitória, não duvide por um instante que ele não vai tentar. Especialmente porque se Rossi quer o décimo título, precisará vencer algumas corridas - os rivais certamente vencerão.
Apesar de ter 38 anos, o piloto de Tavullia ainda ajusta estratégias, pois a motivação está próxima do máximo possíve. Enquanto Marc e Maverick vão sempre para a vitória nos domingos, Rossi sabe que ele não pode ter a mesma abordagem ainda.
Esta é a grande questão para Rossi no momento, sabendo que ele não é veloz o suficiente para lutar pelo primeiro lugar contra dois pilotos mais em forma, mas tendo a consciência de que para chegar ao décimo título ele precisa ser capaz de vencer, cedo ou tarde.
À frente dele hpa dois jovens que cometem poucos erros. Márquez já mostrou no ano passado que pode ter uma abordagem mais conservadora se necessário e Viñales é do tipo que comete pouquíssimos erros. É verdade que ele sofreu uma queda em Austin, mas tenho certeza de que ele não cometerá o mesmo erro novamente.
Quando se trata de extrair cada detalhe de qualquer situação, o #46 é mestre, alguém capaz de sair de uma situação delicada como a dele na pré-temporada, virar o jogo e conquistar mais pontos do que os dois favoritos ao título. Este é Valentino no seu melhor, então vamos apreciar isso enquanto podemos.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.