Diretor da MotoGP visita obra de Buenos Aires e indica possível mudança de sede no GP da Argentina
Carlos Ezpeleta visitou o Autódromo Óscar y Juan Gálvez, na capital argentina, que planeja sediar F1, MotoGP e outras categorias de alto nível no futuro

Carlos Ezpeleta, diretor esportivo da MotoGP, visitou na quarta-feira (19), as obras do Autódromo Oscar y Juan Gálvez, uma das pistas mais históricas da Argentina, que quer voltar a sediar eventos de alto nível, como o Campeonato Mundial de Motociclismo (que sediou em alguns anos nas décadas de 60, 80 e 90) ou a Fórmula 1 (de 1953 a 1958, em 1960, de 1972 a 1981, exceto em 1976, e de 1995 a 1998).
Os organizadores do GP da Argentina, que este ano retornará a Termas de Río Hondo no fim de semana de 14 a 16 de março após sua ausência em 2024 devido a cortes de verba do presidente Javier Milei, confirmaram a visita do executivo espanhol, que pode indicar mudanças na etapa argentina da categoria rainha.
"A visita ocorreu no âmbito de uma reunião com as equipes de trabalho da AUSA, a empresa encarregada de coordenar as obras, o Secretário de Esportes da Cidade de Buenos Aires, e a pessoa responsável pela operação do autódromo e as equipes técnicas do Grupo OSD, o promotor histórico do GP da República Argentina de MotoGP", começou um comunicado divulgado à mídia.
"Durante a visita, a equipe técnica responsável pelas obras mostrou o progresso feito na modernização do circuito de Buenos Aires, um projeto que está sendo realizado pelo estúdio de design Dromo, liderado pelo italiano Jarno Zafelli".
"O objetivo do projeto é adequar as instalações aos padrões internacionais exigidos pela FIA e pela FIM. Essa atualização permitirá que o autódromo recupere sua capacidade de sediar eventos de classe mundial, como a Fórmula 1 e a MotoGP, em um futuro próximo", continuaram.
Portanto, está claro que o Autódromo Oscar y Juan Galvez quer recuperar sua glória passada, conforme confirmado pelo Grupo OSD, promotor do GP, que foi responsável pela construção dos circuitos Termas de Rio Hondo e El Villicum, que sediaram o Campeonato Mundial de Superbike há alguns anos.

Autódromo Oscar e Juan Galvez
O diretor do Grupo OSD, Orlando Terranova, disse: "Esse projeto representa outro passo importante no compromisso do Grupo OSD com o desenvolvimento do automobilismo na Argentina. Enquanto nos preparamos para sediar uma nova edição do GP da República Argentina de MotoGP, continuamos a trabalhar para expandir as possibilidades de [sediar] eventos internacionais de automobilismo ".
A declaração concluiu: "As obras no Autódromo representam um marco significativo na modernização de um dos circuitos mais emblemáticos da América do Sul, reforçando a posição da Argentina como um dos principais destinos internacionais do esporte a motor".
Vale a pena lembrar que a MotoGP quer continuar a dar passos em sua incursão na América do Sul. Há algumas semanas, foi confirmada a volta do Brasil com um novo GP a partir da temporada de 2026, por cinco temporadas, no circuito de Goiânia.
Como BAGNAIA REAGE A MARC MÁRQUEZ? Álex Márquez, APRILIA e Acosta ESTÃO NO PÁREO? R3 Horas Cascavel
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Como BAGNAIA REAGE A MARC MÁRQUEZ? Álex Márquez, APRILIA e Acosta ESTÃO NO PÁREO? R3 Horas Cascavel
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.