Dovizioso admite que pensou no campeonato em Assen
Depois de ser ultrapassado por Petrucci, Márquez e Crutchlow, italiano diz que procurou apenas finalizar a prova
Primeiro piloto a liderar um campeonato pela Ducati desde Casey Stoner em 2009, Andrea Dovizioso disse que procurou não arriscar no final da prova deste domingo na Holanda. O piloto chegou a ser o segundo, mas com a agressividade de Danilo Petrucci, Marc Márquez e Cal Crutchlow, preferiu ter um seguro quinto lugar do que cair tentando um resultado melhor.
"A quatro voltas do final começou a chover e comecei a pensar sobre o campeonato", disse Dovizioso, que viu Maverick Viñales cair logo à sua frente durante a prova.
"Era impossível entender se as curvas estavam molhadas e quais as curvas estavam mais molhadas, então o risco era muito alto.”
"É normal que Valentino (Rossi) e Danilo (Petrucci) tenham sido capazes de assumir mais riscos por causa da situação que têm no campeonato. Eu tive que diminuir a velocidade e não pude lutar pela vitória."
Perguntado se ele agora considera o campeonato como um objetivo realista, Dovizioso disse: "Como eu disse antes deste fim de semana, sempre corro pensando no campeonato”.
"Com certeza depois das duas últimas corridas, confirmamos que podemos lutar, então esta é uma boa motivação para ser consistente nas próximas corridas. Mas, como hoje, eram condições realmente difíceis, não havia motivo para arriscar.”
"Neste campeonato, é muito importante não zerar. Infelizmente, já o tivemos um zero na Argentina - que não foi minha culpa - e isso afetará o campeonato.”
"Às vezes, como hoje, você não toma todos os riscos que você poderia tomar."
Márquez comemora bom resultado
Atual campeão, Marc Márquez também admitiu que não estava dando o máximo, para não abandonar pela terceira vez neste ano. No entanto, o piloto comemorou deixar Assen apenas 11 pontos atrás do novo líder Dovizioso.
"Eu estava arriscando muito, mas quando Valentino passou por mim, eu estava confortável o suficiente atrás dele até a chuva chegar", disse Márquez.
"Eu sabia que Viñales estava fora da corrida. Eu poderia ter arriscado tudo, mas eu abaixei minhas apostas e arrisquei apenas nos momentos-chave.”
"Se na quinta-feira me dissessem que deixaria esta corrida apenas 11 pontos atrás, eu teria assinado.”
"O campeonato é muito longo, nem estamos no meio ainda e observamos que já aconteceu de tudo. Eu já joguei dois "coringas" fora neste ano e isso pesa muito."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.