Ducati busca um recorde histórico da MotoGP no GP da França, em Le Mans
Se a Ducati vencer o GP da França, ela quebrará o recorde de maior número de vitórias consecutivas por uma fabricante na classe principal

Ao vencer o GP da Espanha com Álex Márquez, a Ducati igualou o recorde de 22 vitórias consecutivas de um fabricante na classe principal da MotoGP. Esse marco inicial foi estabelecido pela Honda há quase três décadas, na era das 500cc.
A sequência produzida pela marca japonesa cobriu as 22 rodadas disputadas entre o GP da Malásia de 1997 e o GP da Holanda de 1998. Ela se deveu muito a Mick Doohan, com sucessos também de Álex Crivillé, Taddy Okada, Max Biaggi e Carlos Checa.
Desde a introdução da MotoGP em 2002, ninguém ainda havia conseguido dominar a categoria a tal ponto. A Ducati conseguiu isso ao ficar invicta desde o GP da Espanha no ano passado. Como no caso da Honda, essas 22 vitórias foram conquistadas por cinco pilotos diferentes : Pecco Bagnaia(11), Marc Márquez (6), Jorge Martín (2), Enea Bastianini (2) e Álex Márquez (1).
"Essa conquista é um momento muito bonito", disse Claudio Domenicali ao GPOne após a corrida de Jerez. "É o fruto de muito trabalho duro, com uma boa moto e pilotos fortes".

A vitória de Álex Márquez (Gresini Racing) no GP da Espanha foi a 22ª vitória consecutiva da Ducati no Grande Prêmio.
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
E o diretor nos lembra que a Ducati é a fabricante que menos se beneficia com os regulamentos, já que é privada de qualquer forma de concessão:
"Nem todos se lembram de que não competimos em um campeonato com as mesmas regras. Há fabricantes que têm a oportunidade de testar com os pilotos oficiais, desenvolver motores e usar mais deles. Portanto, acho que essa diferença será reduzida e que as outras marcas também chegarão ao nosso nível".
A série de recordes leva em conta apenas as vitórias de domingo, nas corridas principais, mas os sucessos nas sprints também devem ser incluídos: a Ducati já venceu 20 corridas consecutivas, sendo a Aprilia a última marca a vencer nas corridas curtas, no GP da Catalunha do ano passado. Foi também a moto de italiana que venceu a Desmosedici pela última vez em um GP, em Austin 2024.
De qualquer forma, a Ducati está no caminho certo para quebrar o recorde histórico de vitórias consecutivas de um fabricante na 500cc/MotoGP. O GP da França desta semana oferece uma oportunidade de ouro para fazer exatamente isso, com o objetivo de alcançar a histórica 23ª vitória consecutiva.
"Nossos rivais mostraram do que são capazes", lembrou Gigi Dall'Igna com cautela em sua coluna pós-corrida em Jerez, "o que, obviamente, não é surpresa para nós e torna nossos desafios e esse esporte maravilhoso ainda mais emocionantes: é um lembrete de que devemos trabalhar duro constantemente para elevar o nível de nossas performances e fazer nossos fãs felizes".
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.