Ducati diz que mudança na regra dos testes é “desrespeitosa”
A Ducati classificou a decisão da MotoGP em mudar suas restrições de testes como “desrespeitosa”, após a fabricante italiana ter de fazer alterações para casar com as novas regras.









Foi anunciado em outubro que, para a temporada de 2018, apenas três dos cinco dias de testes para pilotos titulares podem acontecer em pistas onde a MotoGP realiza corridas.
Além disso, os pilotos de testes agora são permitidos a testar em apenas três locais designados para isso.
A regra vem como resposta às equipes que usam dias de testes em uma pista pouco antes de um GP ser realizado no mesmo local, como preparação para acertar a moto para o fim de semana.
“Em princípio, a Ducati concorda com a ideia. O que não concordamos foi com a decisão ser tomada um mês antes do começo da nova temporada”, disse o diretor esportivo da Ducati, Paolo Ciabatti.
“Pensamos que foi desrespeitoso com as empresas que já haviam planejado suas atividades de testes e também a alocação das motos entre as equipes de fábrica e as satélites.”
“Fomos contra a mudança decidida no Japão, quando a nova temporada começaria depois de um mês.”
A Ducati afirmou que teve de fazer mudanças tardias em seus planos devido às regras. Os pilotos de fábrica, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso, foram enviados a Jerez, em novembro, quando este não era o plano original, segundo o diretor geral da Ducati, Gigi Dall’Igna.
“Acho que as novas regras são absolutamente razoáveis. Concordo com o princípio da regra, mas não concordo como ela foi implementada.”
“O começo do programa era que Dovi e Jorge testariam a nova moto em Valência, no teste após a corrida, e [Danilo] Petrucci testaria com [Michele] Pirro ao fim de novembro.”
“Tivemos que mudar isso completamente, porque Jerez não é mais nossa pista de testes. Então, Pirro não pode testar lá, e também porque Jorge e Dovi não podem testar cinco dias.”
Reportagem adicional de German Garcia Casanova
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.