Fabricantes querem reduzir número de testes da MotoGP
Aumento do calendário nos próximos anos faz fabricantes repensar planos sobre testes de pré-temporada
É esperado que a MotoGP tenha apenas dois testes de pré-temporada para compensar a programação expandida da temporada 2019.
A introdução da Tailândia no calendário em 2018 resultará em 19 corridas neste ano, se tornando a temporada mais movimentada do campeonato.
O retorno programado da Finlândia a partir de 2019 também aumentará o número de finais de semana de corrida para 20, marca que Carmelo Ezpeleta, prometeu que o campeonato não excederia.
O desafio de encontrar tempo para três testes e uma possível temporada de 20 corridas levou a pedidos de redução da quantidade de testes a partir de 2019, para ajudar as equipes e pilotos a encontrar um equilíbrio sensato.
O chefe da Yamaha, Lin Jarvis, disse: "20 corridas são muito, não só para os pilotos, mas também para todos nós.”
"Fazer a rodada tripla (Japão, Austrália e Malásia) é sempre cansativo no final do ano, e este ano a primeira corrida extra [Tailândia] é fora da Europa.
"Definitivamente, não queremos fazer mais de 20, e acho que se fizermos 20, devemos reduzir os testes.”
"Acredito que há um plano para reduzir os testes de inverno, para nos dar um pouco mais de equilíbrio."
O ex-chefe da equipe da Honda, Livio Suppo, também deixou claro que acreditava que era "melhor correr do que testar, no final do dia."
Ele acrescentou: "Para as regras de testes, a situação agora está ok. Não podemos falar sempre sobre a redução de custos e, em seguida, ser livre para testar em todos os lugares.”
"Considere também que existem seis fabricantes: três na Europa, três no Japão. É correto tentar ter um equilíbrio, considerando que principalmente corremos na Europa.”
"Dito isso, por 20 corridas, é mais do que suficiente e também considerando isso, não é tão fácil encontrar uma semana para testar. Acho que a limitação de testes é bem-vinda."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.