Andrea Dovizioso, vencedor do GP da Itália, revelou que passou a noite anterior à prova com enjoo. No fim, o italiano conseguiu levar a Ducati novamente ao topo do pódio e conquistar a terceira vitória na MotoGP.
Com o triunfo em Mugello, Dovizioso subiu para segundo no campeonato, mas prefere não se colocar na briga pelo título.
Valentino Rossi, que chegou a liderar a prova, terminou fora do pódio e lamentou o resultado em frente aos fãs italianos.
Rossi, que sofreu um acidente de motocross às vésperas da prova em Mugello, reconheceu que as dores em decorrência do acidente o atrapalharam - especialmente na reta final da prova.
Maverick Viñales bem que tentou, mas não conseguiu superar Dovizioso e se contentou com o segundo lugar, que o permitiu ampliar a liderança no campeonato.
O espanhol revelou que poderia ter sido mais veloz, mas preferiu não arriscar, já que Rossi e Marc Márquez estavam atrás dele.
Danilo Petrucci, que recebe uma GP17 na Pramac, terminou em terceiro na prova caseira e garantiu que venderia até a própria casa para conquistar um lugar no pódio.
Após a prova, Petrucci revelou um pedido do chefe da Pramac, morador da região na qual se encontra o circuito.
Jorge Lorenzo chegou a liderar a prova nas primeiras voltas, mas terminou em oitavo e revelou que a principal dificuldade dele com a Ducati está no meio das curvas.
Graham Rahal, que dominou a rodada dupla de Detroit na Indy, não deixou barato o comentário de Lewis Hamilton sobre o nível da categoria após o bom desempenho de Fernando Alonso na Indy 500.