Lorenzo foi preparado para substituir Rossi em caso de ida para F1
Heptacampeão da MotoGP, piloto italiano ficou perto de ir para os carros em 2006

A possibilidade de Valentino Rossi abandonar a MotoGP para ir para a Fórmula 1 foi, por muitos anos, uma espécie de lenda urbana que nunca havia sido contada com todos os detalhes e bastidores. Até agora.
Em entrevista recente, o chefe da Yamaha, Lin Jarvis, admitiu que, em 2006, a fabricante firmou um contrato com Jorge Lorenzo para que o espanhol corresse pela equipe na MotoGP em 2008. O motivo era justamente uma eventual ida de Rossi para a F1.
Leia também:
"Rossi se uniu a nós em 2004 e ganhamos dois títulos. Em 2006, ficamos no quase. Foi um momento em que Valentino estava pensando seriamente em correr apenas de carros. Havia uma ameaça, podíamos perdê-lo e tínhamos que buscar o melhor substituto", disse Jarvis.
A confissão do dirigente demonstra que a possibilidade de Rossi deixar as motos era de fato real, não apenas uma especulação fomentada pela imprensa em virtude da relação do piloto italiano com a Ferrari.
A escuderia viveu um mau ano em 2005, quando Michael Schumacher ficou 'apenas' em terceiro no campeonato, vencendo apenas uma prova. Foi nesta época que o time de Maranello convidou Rossi para um teste,
O 'Doutor' guiou o bólido vermelho em Valencia para calibrar sua capacidade a bordo do monoposto italiano. O astro da MotoGP, cuja carreira você relembra abaixo, já havia guiado um carro da Ferrari em atividades 'secretas' em 2004, em Fiorano.





















Falando à publicação Gazzetta dello Sport sobre a experiência na Espanha, Rossi disse: "O momento em que estive mais perto de ir para a F1 foi em 2006, nos testes que fiz em Valencia, no mês de fevereiro".
"Foi quando nos sentamos para conversar com a Ferrari e perguntei o que eles queriam", revelou Rossi. Na época, a cúpula do time de Maranello já havia acertado com Felipe Massa para substituir Rubens Barrichello ao lado de Michael Schumacher.
"Me ofereceram um programa sério, mas não imediatamente com a Ferrari. No início, eu estaria com um carro mais lento, como piloto de testes. Aí decidi que eu não queria", ponderou o piloto italiano.
Dois anos mais tarde, em 2008, Rossi voltaria a guiar uma Ferrari de F1 mais duas vezes, em Mugello e em Barcelona, mas a aposta na F1 não foi forte a ponto de tirar o competidor da briga por títulos da MotoGP.
As declarações do Doutor vêm após mais uma experiência do italiano com carros de F1: no fim de 2019, o piloto participou de uma troca de máquinas com Lewis Hamilton, guiando a Mercedes do britânico e 'emprestando' sua Yamaha ao hexacampeão.
"Sabe o que é o mais genial de tudo isso? Pensei nisso numa noite: sou o único ser humano que teve o privilégio de ter pilotado uma Ferrari e uma Mercedes de F1", brincou o heptacampeão da categoria rainha da motovelocidade mundial.
GALERIA: Veja todos os testes de Valentino Rossi com a Ferrari































































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


MotoGP: Álex Márquez segue na espera por uma moto Ducati de treino; entenda

MotoGP: Augusto Fernandez substitui Oliveira no GP das Américas

MotoGP: Lesionado, Oliveira está fora do GP da Argentina e do evento de Goiânia


MotoGP: Valentino Rossi completa 46 anos e reflete sobre vida e carreira: "Estou inteiro e feliz"

MotoGP: Rossi adverte Bagnaia a não cair nas “armadilhas” de Márquez

MotoGP: Rossi promete ir mais vezes ao paddock da VR46 em 2025
Últimas notícias

MotoGP - Marc Márquez: "Álex é o piloto que tem menos respeito por mim"

F1: Pirelli revela que pneu C1 fará sua estreia em um GP do Japão com asfalto recapeado

F1: Lewis Hamilton apoia retorno do V10 e diz que "V6 nunca soou muito bem"

F1: Hulkenberg visita fábrica da Audi e mostra empolgação com futuro da equipe
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.