MotoGP - Márquez: "Bagnaia é um cavalheiro, mas na pista ele é um guerreiro"
Hexacampeão da categoria rainha falou sobre como seu relacionamento com Pecco está se desenvolvendo após a pré-temporada de 2025

Marc Márquez y Pecco Bagnaia
Foto de: Ducati Corse
Marc Márquez está pronto para a temporada 2025 da MotoGP. Os holofotes estarão voltados para ele por sua chegada à Ducati, a mais forte do grid atual, pela forte pré-temporada que teve, dominando o último teste em Buriram, e também por como será seu relacionamento com seu novo companheiro de equipe, Pecco Bagnaia.
Muito tem se falado sobre se Márquez e Bagnaia, especialmente considerando que ambos estão na disputa pelo título mundial deste ano a bordo da moto da Ducati. No entanto, até o momento, a relação entre o espanhol e o italiano tem sido mais do que satisfatória.
Eles foram vistos em várias ocasiões conversando sobre a moto, compartilhando impressões e, na verdade, tiveram que trabalhar juntos na Malásia e na Tailândia para tomar a decisão de começar a temporada com o motor, o chassi e o pacote aerodinâmico que a GP24 tinha.
Márquez falou sobre o início da temporada com Bagnaia em uma entrevista ao programa El Hormiguero da Antena 3. Nela, o catalão confessou que as coisas estão indo bem, entre outras coisas, por causa da maturidade que vem com a idade, e descreveu o italiano como um "cavalheiro", embora saiba que isso não impede o bicampeão da MotoGP de ser agressivo na pista quando precisa ser.
Perguntado se dois pilotos como ele e Pecco podem se dar bem devido ao espírito competitivo predominante, Márquez disse:
"Se você colocar dois galos no mesmo galinheiro com 22 ou 25 anos, é ruim. É uma bomba. Mas ele tem 27 anos, eu acho, e eu tenho 32. Além disso, Pecco é um cavalheiro, é calmo".
"Trabalhamos juntos durante a pré-temporada, compartilhamos muitas conversas para obter a melhor bicicleta possível.... Mas nós dois sabemos que, da primeira à última corrida, cada um cuidará de seus próprios interesses na pista".
"Mas e fora da pista? Eu sei a diferença. Quando eu tinha 20 anos, não sabia a diferença. Era uma questão de vida ou morte. Quando eu tinha 20 anos, era como agora, mas um pouco pior [risos]".
"Mas, dessa forma, há união dentro da equipe. Pecco é um cavalheiro, ele nunca levanta a voz nem nada. Mas, na pista, ele é um lutador. Se ele tiver que colocar a moto na pista, como tem que ser, ele vai colocar. Mas é assim que ele é", continuou.
Muito tem sido dito nos últimos anos sobre o trabalho de Márquez em termos de desenvolvimento de suas motos, já que ele é considerado um piloto que tende a se adaptar a tudo o que lhe é apresentado.
Depois de um período de adaptação com as motos Ducati, em que ele teve que voltar "para a lama" do desenvolvimento como piloto de fábrica após sua passagem pela Gresini, o #93 explicou que esse não é seu papel preferido na MotoGP.

"[Na Honda], eu estava lutando a cada corrida para ficar em décimo, décimo primeiro. E eu não aceitei isso. Um piloto pode desenvolver uma motocicleta, mas eu não sou um piloto que desenvolve uma motocicleta".
"Sou um piloto com a mentalidade de tentar vencer. E se não posso estar entre os cinco primeiros, e todo fim de semana na festa, não fazia sentido [continuar]", explicou ele, antes de explicar como abordou a HRC sobre sua saída.
"Eu disse a eles como eles viam me deixando livre e que eu estava indo para uma equipe satélite, porque eu queria entender se eu ainda era competitivo. Não estou indo para uma equipe de fábrica, porque nesse caso é como se os 'chifres' fossem maiores. E eles entenderam isso".
Por fim, o espanhol explicou como considerou sua saída para a Gresini, com vistas a um possível futuro na Ducati, como tem sido.
"A decisão de deixar a Honda foi muito difícil, não por causa do salário, mas porque você tem que tomar uma decisão honesta como essa de forma egoísta, olhando para si mesmo, e o mais importante é que eu estava deixando a equipe da minha vida, meus amigos, e a Honda, um salário".
"Mas a prioridade era responder a mim mesmo se eu ainda era competitivo".
"Eu me juntei à Gresini, assumi um risco, porque é como um investimento em sua carreira de piloto. Se eu fosse competitivo, as coisas aconteceriam. Naquele ano, eu sabia que os contratos estavam chegando ao fim. E se você se saísse bem na Gresini, teria a chance de ir para uma equipe de fábrica".
"Mas você precisa se expor. Para mim, fracassar não é se expor. Se eu falhar, aceitarei o que eles disserem. Mas, para mim, fracassar é não tentar. Eu tentei, fui bem, e agora estou na melhor equipe, a que eu queria, com a melhor moto, e está em minhas mãos se posso ganhar outro título", conclui.
Como BAGNAIA REAGE A MARC MÁRQUEZ? Álex Márquez, APRILIA e Acosta ESTÃO NO PÁREO? R3 Horas Cascavel
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Como BAGNAIA REAGE A MARC MÁRQUEZ? Álex Márquez, APRILIA e Acosta ESTÃO NO PÁREO? R3 Horas Cascavel
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.