Márquez: "Essa temporada não reflete a grande carreira de Lorenzo"
Hexacampeão da MotoGP destaca carreira de sucesso de Lorenzo valoriza papel de companheiro na conquista do título de equipes
Após Jorge Lorenzo encerrar sua carreira no último fim de semana, seu companheiro de equipe em 2019, Marc Márquez, afirmou que o tricampeão "não merecia" a última temporada que teve na categoria e destacou a carreira do colega.
Lorenzo teve um ano muito complicado, marcado pela dificuldade em se adaptar à moto da Honda e por dois fortes acidentes que o deixaram fisicamente debilitado, em Barcelona e em Assen. Ainda assim, o espanhol celebrou a conquista da 'tríplice' coroa da marca japonesa, que faturou os títulos de pilotos, equipes e fabricantes.
"Finalmente alcançamos nosso objetivo, a tríplice coroa, agora podemos dizer que a Honda venceu tudo neste ano - obviamente, graças à temporada perfeita que Marc fez, nem tanto sobre a minha ajuda", reconheceu Lorenzo, embora os 28 pontos tenham sido importantes, uma vez que a Honda venceu a Ducati por apenas 13 pontos.
Comentando a conquista do título de equipes, Márquez destacou a carreira de Lorenzo e sua importância para a MotoGP, ressaltando que a última temporada não fez jus à carreira do tricampeão.
"Terminamos da melhor maneira, vencendo a corrida em Valência, mas, principalmente, por conquistarmos o campeonato de equipes, porque toda o time da Repsol Honda merece, e é uma maneira de agradecer, ou se despedir de Jorge".
"O Jorge que eu tenho em mente, que todo mundo tem em mente, é o cinco vezes campeão mundial. E, no fim das contas, vamos celebrar algo juntos, e isso também me deixa feliz".
"Jorge não merecia ter esse como seu ano de aposentadoria, esta temporada não reflete sua grande carreira e o que sua marca representou para o motociclismo", disse o hexacampeão. "Significou muito que ele tenha ido comemorar o campeonato no pódio conosco".
Márquez explica ritmo em Valência
Márquez ultrapassou Fabio Quartararo e venceu a prova.
Photo by: MotoGP
Após conquistar a 12ª vitória na temporada em Valência, Márquez comentou sua largada ruim, que lhe fez perder várias posições no começo da prova e detalhou sua estratégia para garantir o triunfo.
"Na Malásia, eu fiz a melhor largada de temporada, em Valência foi a pior do ano", disse Márquez. "Algo aconteceu, estava um pouco em declive, a moto estava em movimento, a posição do meu corpo não era a correta e eu não comecei muito bem".
"Mas, apesar disso, nós fizemos um ótimo retorno [à ponta]. Em duas voltas, ultrapassamos muitos pilotos, e Fabio estava escapando, mas em duas ou três voltas eu o peguei".
"Minha estratégia, como eu disse ao Alberto [Puig, chefe da equipe] antes da corrida, era tentar liderar a prova. Em Valência, por razões técnicas, me senti melhor na frente do que atrás e foi o que fiz - persegui o Fabio e tentei ultrapassá-lo assim que possível".
Carreira de Sucesso
Apesar de Lorenzo ter se aposentado em meio a momento delicado, sua carreira foi repleta de títulos vitórias. Montamos uma galeria exclusiva de imagens de todos os campeonatos de Lorenzo nas 125cc, Moto2 e MotoGP. Confira:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.