Michelin vai levar pneus de chuva médios para Silverstone
Após os problemas do GP da República Tcheca, quando alguns pneus se desfizeram na pista, fabricante francesa terá novos compostos para a prova na Inglaterra
Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso e seu parceiro de Ducati, Andrea Iannone, forma alguns dos pilotos que criticaram os pneus da etapa disputada em Brno. Eles puderam ver de perto como os dianteiros não conseguiram aguentar a temperatura do asfalto que secava a cada volta.
A consequência foi que os pneus dechaparam, em maior ou menor extensão, se despedaçando pela pista e forçando os pilotos a trocar ou abandonar.
A Michelin diz entender a frustração dos pilotos, mas também lembra que foram elesque escolheram os compostos mais macios nos dianteiros, baseado em três razões que foram explicadas por Piero Taramasso ao Motorsport.com.
"No warm-up ele funcionou bem, pois não é uma boa ideia correr com um pneu que não foi testado antes e porque a maioria pensou que o asfalto secaria de forma diferente".
"Mas durante o warm-up, havia muito mais água na pista. Já durante a corrida não secou tão rápido o suficiente para valer a pena usar o slick. Ao mesmo tempo, nas voltas finais o ponto de frenagem estava quase totalmente seco e isso fez com que os pneus dianteiros começassem a sofrer"
Dovizioso, cuja parte central do pneu se despedaçou, disse que o principal problema foi que as duas opções de chuvas dadas pelo fabricante francês eram muito diferentes uma da outra, e que o ideal seria ter tido uma versão intermediária.
Taramasso confirmou que tal opção existe, que inclusive foi testada em Sachsenring, e que será levada para Silverstone, próxima etapa da MotoGP daqui a duas semanas.
"Como esperamos mais frio lá, ainda não sabemos se vamos levar apenas o macio e o médio, ou todos os três. Mas com certeza levaremos os médios", concluiu Taramasso.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.