MotoGP: Após fim da parceria com Repsol, Honda deve fechar acordo com Castrol
Nova parceria não deve afetar acordo já existente da marca com a LCR, satélite da Honda
Motorsport Business
Covers any motorsport business related content
Com o fim da parceria de mais de três décadas com a Repsol após a conclusão da atual temporada da MotoGP, a Honda está prestes a fechar um novo acordo com a Castrol, segundo apurado pelo Motorsport.com.
Embora tenha sido um segredo aberto por meses, os executivos da Repsol informaram formalmente a Honda de sua intenção de não estender seu acordo de patrocínio - que expira no final desta temporada - no domingo do GP de San Marino deste ano.
Com uma breve declaração enviada logo após a corrida, a empresa espanhola pôs fim a 30 anos de um relacionamento que começou a perder força após a saída de Marc Márquez da equipe japonesa no final do ano passado.
Marc Marquez, equipe Repsol Honda
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A contribuição financeira da Repsol para a HRC foi consideravelmente reduzida depois que a saída do piloto espanhol para a Gresini foi confirmada, uma circunstância que se refletiu na perda evidente do logotipo da empresa petrolífera na RC213V, que deixou de ocupar um lugar central e passou para a parte inferior das motos de Joan Mir e Luca Marini.
Na verdade, se a equipe de fábrica da Honda continuou a se identificar como Repsol Honda Team, foi graças a um gesto de boa vontade da marca japonesa, que, de qualquer forma, correu com suas motos decoradas principalmente com as cores da empresa (vermelho, azul e branco), em vez de preto.
A parceria Honda/Repsol começou em 1995 e, desde então, produziu um total de 15 títulos de pilotos, 10 títulos de construtores e 183 vitórias em corridas.
Faltando apenas alguns meses para o rompimento, o Motorsport.com apurou que a Honda já fechou um acordo com a Castrol para que a empresa britânica de petróleo preencha a lacuna deixada pela Repsol a partir da próxima temporada.
A Castrol é uma das principais parceiras da equipe LCR, de propriedade de Lucio Cecchinello, que tem a empresa de combustíveis e lubrificantes como patrocinadora principal na lateral da garagem atualmente ocupada por Johann Zarco. A nova parceria com a equipe de fábrica, no entanto, não prejudica a parceria existente com a LCR.
Embora o relacionamento entre a Castrol e a equipe de fábrica da fabricante com sede em Tóquio não alcance o status de patrocinador principal até 2025, o relacionamento pode ir além, dependendo de vários fatores.
SHOW de Márquez, MARTÍN amplia sobre Pecco, MotoGP no Brasil, Felipe Massa, WSBK, Moto1000GP e mais!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Martín x Bagnaia: QUEM SAI CAMPEÃO? Papo com Alan Douglas, ANÚNCIO, Moto1000GP, REVOLUÇÃO NO MERCADO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.