MotoGP assina novo contrato com governo local para retorno do GP da Índia

Dorna celebra acordo para três temporadas, começando a partir da próxima temporada

Jorge Martin, Pramac Racing

Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Srinivasa Krishnan

A MotoGP fechou um novo contrato diretamente com o governo estadual de Uttar Pradesh para sediar o GP da Índia de 2025 a 2027.

O novo acordo praticamente confirma que a Índia retornará ao calendário da MotoGP no ano que vem, após ter sido retirada da programação deste ano devido ao que foi oficialmente citado como "considerações operacionais" e "condições climáticas" inadequadas.

Leia também:

A declaração emitida pela Dorna curiosamente não mencionou a Fairstreet Sports, a organização privada sediada em Noida que foi a promotora do evento inaugural da Índia em 2023.

A Fairstreet organizou a primeira edição da corrida em 2023 com o apoio do governo, mas foi criticada por vários problemas e sua falta de experiência na condução de eventos esportivos.

Também é amplamente sabido que a Fairstreet não pagou a taxa de hospedagem integral para a corrida de 2023 até o verão deste ano, que foi o verdadeiro motivo do cancelamento do evento de 2024 originalmente agendado para 22 de setembro.

Em sua defesa, a Fairstreet citou as eleições gerais na Índia como o principal motivo por trás dos atrasos no pagamento à Dorna.

Ainda não está claro se o governo estadual de Uttar Pradesh contratará uma nova organização para promover o evento como parte de seu novo acordo com a Dorna.

"Estamos muito felizes em anunciar este novo acordo feito diretamente com o governo de Uttar Pradesh", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports.

Jorge Martin, Pramac Racing

Jorge Martin, Pramac Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

"O GP da Índia inaugural foi um sucesso fundamental e trouxe uma enorme quantidade de valor para a MotoGP e nossa região anfitriã de Uttar Pradesh, então é fantástico que possamos continuar construindo isso juntos no futuro.

"A Índia é um mercado essencial para a MotoGP, com um público estabelecido para as corridas, e que sabemos que podemos aumentar exponencialmente. Também há centenas de milhões de veículos de duas rodas usados ​​em todo o país todos os dias, tornando-o vital para nossos fabricantes e para o esporte em si, graças à posição da MotoGP como o auge das duas rodas.

“Estamos muito orgulhosos de trabalhar diretamente com o governo de Uttar Pradesh para trazer a MotoGP de volta à Índia, e ao Circuito Internacional de Uttar Pradesh e Buddh, pelas próximas três temporadas.”

O novo acordo entre a Dorna e o governo de Uttar Pradesh abrange três temporadas e vai até 2027. Como parte do contrato original assinado antes de 2023, a MotoGP deveria visitar a Índia por sete temporadas consecutivas.

A Índia deve sediar a segunda rodada da temporada de MotoGP de 2025 após o tradicional evento de abertura no Catar.

A mudança de setembro para março aliviará as preocupações sobre as duras condições climáticas que impactaram vários pilotos durante a realização anterior do evento no Circuito Internacional de Buddh no ano passado.

MOTOGP DE VOLTA! Os DESTAQUES da temporada 2024 com HAMILTON RODRIGUES, a voz da MOTOGP no BRASIL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST traz Hamilton Rodrigues, a voz da MotoGP no Brasil

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Rachit Thukral
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Após derrota na Corrida dos Campeões, Márquez diz que vai para Ducati para aprender com Bagnaia
Próximo artigo MotoGP: Martín vê ele e Pramac "mais sozinhos do que nunca" após confirmarem saídas da Ducati

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros