MotoGP barra entrada da RNF em 2024 por múltiplas infrações e violações
Ex-chefe e acionista da equipe malaia, Razlan Razali fala sobre o colapso da RNF
A RNF, equipe satélite da Aprilia, não estará no grid da MotoGP em 2024 após "repetidas infrações e violações do Acordo de Participação". A notícia vem após o time malaio negar múltiplas vezes ao longo do fim de semana em Valência que estaria em crise financeira.
A notícia surgiu na sexta-feira após uma publicação do portal The Race, que apontou que a RNF estaria devendo para diversos fornecedores e que o chefe Razlan Razali estaria pronto para deixar o cargo após desentendimento com a CryptoData, que comprou parte das ações do time no começo do ano.
A RNF tentou negar ainda as dívidas, em uma lista que incluía até a Aprilia, insistindo que cumpriria seu contrato até 2026. Porém, o Comitê de Seleção da MotoGP, que consiste em membros da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a IRTA (Associação das Montadoras) e a Dorna Sports, divulgou nesta segunda (27) a decisão de barrar a entrada da RNF em 2024.
O comitê vai revisar potenciais novas entradas para equipes independentes em 2024, que usariam as motos da Aprilia.
"O Comitê de Seleção da MotoGP decidiu não selecionar a CryptoData RNF MotoGP Team para 2024. Repetidas infrações e violações do Acordo de Participação que afetam a imagem pública da MotoGP levaram a essa decisão".
A RNR surgiu no fim de 2021 após o fim da Sepang Racing Team e o acordo com a Petronas. O ex-chefe da SRT Razali tornou-se o dono da equipe, que correu com motos Yamaha em 2022 antes da troca para a Aprilia em 2023.
Para 2023, a RNF vendeu parte das ações para a CrypyoData, mas os resultados não vieram, terminando em 8º no Mundial de equipes em 2023.
Na segunda-feira, Razlan realizou uma coletiva de imprensa em Valência, com a presença do Motorsport.com, afirmando que tudo que havia sido divulgado pela RNF até então era falso.
"Acho que a análise geral da minha parte é que, para uma equipe estar onde está hoje, e para a Dorna dizer tais coisas, eu digo que definitivamente há um problema".
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Raul Fernandez, RNF MotoGP Racing
"E só a Dorna pode fazer o que está fazendo para garantir a credibilidade e a imagem do esporte. Então isso significa que há um problema. Ao dizer isso, eu tenho problemas com a CryptoData. Acho que as nossas visões sobre o que queremos da equipe divergem".
"Nós viajamos pelo mundo, fazemos o melhor por nossos pilotos, tentamos ser competitivos e vencer. Sim, há o lado dos negócios, as contas precisam ser pagas. Precisamos de parceiros e patrocinadores. Mas isso vem em segundo para nós. Para eles, é mais sobre o negócio. Para deixar registrado, eu pedi demissão do cargo de diretor da RNF - não fui demitido".
"Só ontem que eu deixei a função de chefe de equipe. Não vou entrar em detalhes, mas é tudo sobre respeito, profissionalismo, fazer o que é certo. Sim, eles estão aqui para mudar como as coisas funcionam e eu respeito isso, estou aberto a isso. Mas há certos pilares que é preciso coexistir os dois lados. E é aí que a situação não se encaixa".
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Razlan Razali, RNF MotoGP Racing
No domingo, a CryptoData teria exibido no paddock documentos de um jornalista português que comprovariam gastos indevidos de Razali - algo que ele disse ao Motorsport.com ser uma manobra para descreditá-lo, cobrindo seus próprios erros.
"E eles demoram até o fim da temporada para trazer isso. Eu não vi. É definitivamente uma tentativa de se protegerem, sendo defensivos e me atacando. Estou nesse paddock há 14 anos, desde 2008 como promotor, por 11 no circuito de Sepang e cinco como chefe de equipe. Esses caras chegam este ano e estão fazendo isso. A verdade virá à tona".
Razali confirmou que sim, a RNF está atrasada com pagamentos a todos os fornecedores, não somente a Aprilia, mas não comentou qual é o valor total.
Photo by: RNF Racing
Ovidiu Toma, Sito Pons, Razlan Razali, Bogdan Mărunțiș, Wilco Zeelenberg, RNF MotoGP Team
Uma fonte dentro da equipe, que preferiu não se identificar, afirmou que o valor que a CryptoData deve à Dorna se refere ao patrocínio máster do GP da Áustria. A empresa devolve afirmando que a promotora da MotoGP simplesmente quer eles fora do paddock por não acreditar na marca.
"A Dorna fez tudo certo para aceitá-los como parceiros do GP da Áustria, assinaram um contrato de três anos e chegamos a essa situação. No ano passado, quando estávamos em uma situação difícil, a Dorna tentou nos apresentar a potenciais novos parceiros, o que não funcionou, até que a CryptoData chegou e começamos a discutir".
"A Dorna também fez todo o procedimento correto ao aceitá-los como um acionista majoritário da equipe".
Photo by: RNF Racing
RNF Racing press conference with Razlan Razali, Founder and Team Principal RNF Racing, Carmelo Ezpeleta, Chief Executive Officer of Dorna Sports
Razali ainda possui 40% das ações da equipe, mas não quer lutar para manter sua parte, querendo se livrar disso. Boa parte disso é porque a RNF foi nomeada como homenagem aos seus filhos, e ele não quer arruinar o valor sentimental que o time tem para ele.
Outro elemento chave para Razlan querer se livrar para focar em outros desafios no esporte é porque sua equipe representa o grande mercado asiático nas corridas de moto, com equipe da região sendo pouco representadas no esporte a motor mundial.
A Aprilia ainda não comentou publicamente a situação. Ambos os pilotos da RNF, Miguel Oliveira e Raúl Fernández, têm contrato direto com a montadora. Então, por enquanto, mesmo com a incerteza sobre qual será a equipe satélite da Aprilia, suas vagas no grid devem estar seguras.
Veja DEBATE sobre o GP de Abu Dhabi, que encerrou a F1 2023
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.