MotoGP - Bastianini não entende decisão da Ducati por Márquez: "Perderam Martín e eu"
Mas italiano diz que aceita o que foi feito, traçando expectativas para o fim da temporada
O Enea Bastianini deste ano tem pouco a ver com o do ano passado. O piloto italiano está voltando ao seu melhor depois de um ano de 2023 muito difícil, e sua melhora progressiva durante a atual campanha tornou-se efetiva no GP da Grã-Bretanha de MotoGP no último fim de semana, em Silverstone.
Após algumas rodadas muito competitivas, nas quais o italiano se destacou acima de tudo com seu final de corrida explosivo, no Reino Unido ele conseguiu encaixar todas as peças do quebra-cabeça.
Embora não tenha feito a pole position no sábado, ele conseguiu largar na frente, reproduzindo o ritmo dos treinos e evitando o incômodo de ter que vir de trás. O resultado foi imbatível, pois ele marcou sua primeira vitória dupla, conquistando todos os 37 pontos do sprint de sábado e da corrida longa de domingo.
Esse resultado veio depois que a "Besta" recebeu a demissão durante as férias, perdendo a vaga na equipe oficial da Ducati no fim de 2025 para abrir espaço para a chegada de Marc Márquez. Além de Bastianini, que vai para a KTM, a marca italiana ainda perde com isso o líder do campeonato, Jorge Martín, que já foi anunciado pela Aprilia.
Há um grande debate que discute se a Ducati tomou a decisão correta, ao perder dois jovens talentos em detrimento de promover Márquez para a equipe oficial.
E, de fato, na coletiva de imprensa após a vitória na corrida de domingo, o piloto da #23 colocou mais lenha na fogueira ao comentar que não entendia a decisão da empresa italiana para o próximo ano. Mas isso não significa que ele não a respeite, mesmo que isso o leve para a Tech3, onde ele pilotará uma KTM de fábrica.
"Eu não entendi a escolha da Ducati, porque eles perderam dois pilotos como Jorge e eu, mas eu respeito essa decisão", começou Enea. "Com relação à KTM, acho que será uma boa moto para mim, mas nunca a pilotei. Já a vi muitas vezes na pista, mas sem tê-la testado não dá para saber se ela tem pontos fortes ou não em comparação com a Ducati. Veremos".
Também perguntaram a ele se a motivação aumentou desde que perdeu seu lugar na equipe de fábrica. Bastianini falou acima de tudo sobre se encontrar em um contexto muito mais positivo, depois de um 2023 muito complicado, marcado por lesões e a consequente falta de adaptação à Desmosedici agora pilotada por Marc Márquez ou Marco Bezzecchi, entre outros.
"No ano passado, perdi muitas corridas e ganhei na Malásia, mas fisicamente não estava muito bem. Este ano foi melhor desde o início. O primeiro contato com a moto 2024 foi melhor, e corrida após corrida [está se mostrando melhor] em meus resultados".
"Ainda estou tentando corrigir problemas, porque na primeira parte do campeonato eu não tinha confiança na entrada das curvas, e agora tenho. Tenho a chance de fazer um bom campeonato este ano, veremos no ano que vem. Não estarei na Ducati, mas é assim que as coisas são", disse o piloto de 26 anos.
Deve-se dizer que o próprio Gigi Dall'Igna, gerente geral da Ducati e principal tomador de decisões, também falou sobre o assunto no domingo em Silverstone. O engenheiro lembrou novamente que foi uma escolha difícil e que ele não tem problemas em aceitar qualquer tipo de crítica.
"Estou muito feliz pelo Enea. Infelizmente, tivemos que escolher um piloto entre três opções, mas todos eles mereceriam correr na equipe. Como sempre disse, foi uma escolha muito difícil do ponto de vista profissional e esportivo, mas também do ponto de vista humano. É claro que também estou aqui para receber críticas, e eu as aceito como deveria", disse Dall'Igna à Sky Sports.
MARTÍN retoma LIDERANÇA da MOTOGP! Final do BRASILEIRO DE MOTOCROSS e Yamaha na F-E com DI GRASSI
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST traz tudo sobre a final do Brasileiro de Motocross e a MotoGP em Silverstone
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.